IVON CURI

----------------------------------------------------------------------------------
Posso até ser “tirado do ar”, mas isto não é propaganda comercial. De há muito eu comentava com as pessoas sobre as belíssimas e engraçadas canções interpretadas pelo cantor e show-man Ivon Curi. Muitos de vocês não o conheceram ou mesmo ouviram falar dele. Talvez em filmes brasileiros antigos, mas quem os vê? Poucos se interessam.
Baião, xote, balada, valsa, enfim, músicas de temas e ritmos os mais variados possíveis, tudo ficava bem na voz e interpretações do Ivon. Das minhas canções prediletas cantadas por ele destacavam-se Montanha Russa, Menino de Braçanã (que eu cantava baixinho), Comida de Pensão, Sob os Céu de Paris (Sous le ciel de Paris), Xote das Meninas, Cara do Pai e tantas outras. Com uma versatilidade impressionante passava do humorismo ingênuo ao romantismo "realizável".
Tinha saudades de ouvir novamente essas canções. Mas onde encontrá-las? Na Internet? Nada. Nos 78 rpm, compact simples, duplo, 33, 45 rpm, impossível. Até que ontem consegui adquirir, por puro acaso, um CD do Ivon, uma “Seleção histórica com os seus grandes sucessos”... Nostalgia pura (como diz o Eduardo e o Lord Broken, uma "relíquia" diria a Helô, ainda que o CD seja novo). Apesar de não estar mais entre nós, o Ivon continua sendo o grande intérprete de sempre.
----------------------------------------------------------------------------------
Imagem da internet / CLIQUE AQUI, por indicação do nosso caro leitor Strix, um momento histórico da nossa TV (YouTube) (aumente o volume).
----------------------------------------------------------------------------------