09 junho 2007

PIER ANGELI


----------------------------------------------------------------------------------
Anna Maria Píer Angeli nasceu em Cagliari, Sardenha, Itália, em 19/06/1932. Conhecida pelo público apenas como Pier Angeli, Anna Maria se destacou no cinema nas décadas de 50 e 60. Manteve relacionamento sentimental com o ator Kirk Douglas, em 1953. Submetendo-se à vontade da mãe, casou-se com o cantor de origem italiana Vic Damone, com quem teve um filho. Divorciada de Vic, em 1962 uniu-se em casamento ao diretor musical Armando Trovajoli, tiveram um filho, mas o casal se separou em 1969.

Profundamente deprimida, abandonou o mundo do cinema refugiando-se em seu apartamento em Los Angeles. Sua amiga e colega Debbie Reynolds, na ânsia de ajudá-la, tentou promover o seu retorno. Inutilmente, porém, já que Pier veio a falecer em 10/09/1971, vítima voluntária de uma overdose de barbitúricos. Divulgou-se à época, que Anna Maria teria escrito uma carta na qual revelava a sua paixão por James Dean, segundo ela, o único e verdadeiro amor de sua vida. O casamento entre eles foi embargado por sua mãe simplesmente porque o jovem Dean não professava a mesma religião da família dela, a católica. As biografias de James Dean confirmam igualmente a paixão dele pela atriz italiana.

Pessoalmente lembro-me da Pier Angeli mais por sua beleza tímida e suave do que propriamente por seus filmes, dois dos quais ainda me recordo: Sodoma e Gomorra, com Kirk Douglas, e o Cálice Sagrado, com Paul Newman. Pier Angeli era irmã da também atriz de cinema Marisa Pavan.

----------------------------------------------------------------------------------

28 Comments:

Blogger Lord Broken Pottery said...

Adelino,
Não conhecia a atriz. O que me chamou a atenção foi ver James Dean, mais uma vez, envolvido com histórias trágicas.
Abração

sábado, junho 09, 2007 5:11:00 PM  
Blogger Fernando said...

Oi, Adelino,
Lembro-me muito bem da Pier Angeli, que eu achava muito da sem graça, meio desmilinguida. Sem sal!
Como artista, nem era lá essas coisas, mas foi promovida por Hollywwod a estrela. Que nunca chegou a ser.
Nõa sabi que era irmã da Pavan.
abração e belo domingo. E vamos, Vasquinho!
fernando cals

sábado, junho 09, 2007 10:26:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Adelino, concordo com o Fernando no que toca ao "meio demilinguida", e não posso entender esse amor do James Dean por essa moça!

Abçs

domingo, junho 10, 2007 12:48:00 AM  
Blogger valter ferraz said...

Adelino, não conhecí tal atriz. Mas se mereceu uma menção por aqui, deve ter lá o seu valor.
Um abraço forte

domingo, junho 10, 2007 9:59:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Então, Lord Broken, o James Dean era da mesma escola (Actor´s Sudio, acho) do Marlon Brando, Paul Newman e outros. Tinham um estilo semelhante de atuação. Falam outras coisas dele, não confirmadas em sua biografia.
Grande abraço

domingo, junho 10, 2007 4:40:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Fernando, concordo em parte com você. Como atriz, medíocre. Como beleza, nem tanto. Fazia o tipo meio latino, mas como disse, um pouco sem sal. De qualquer forma eu a apreciava, talvez pelos dois filmes que tinha assistido dela.

Viu só? O Vasquinho na ponta, quem diria. Mas espere só os grandes mesmo acabarem essas torneios que disputam, e começarem a levar o Campeonato a sério, que tudo muda. Veja o Botafogo: escapou por pouco ontem de levar uma boa chinelada do Palmeiras.
Grande abraço, Fernando, bom sucesso para o Mengão.

domingo, junho 10, 2007 4:49:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eduardo, de fato a Pier tinha uma beleza uma tanto mais recatada, meio tímida. A lembrança que tenho dela foi a dos dois filmes que vi, nos quais ela estava até que bonitinha. Pelos comentários acho que desta vez dei "fora"...

Quanto à paixão do Dean, Eduardo, "o coração tem razões que a própria razão desconhece." Muito original essa... Diziam ainda que o James teria se apaixonado pela Elizabeth Taylor durante as filmagens de "Giant" (Assim caminha a humanidade". Versátil o menino, não?
Grande abraço

domingo, junho 10, 2007 4:56:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pois é, Valter, a Pier tinha o seu valor, claro. Teve algumas indicações a prêmios mas não para o Oscar, que eu saiba. Esta foto do post praticamente é a "foto oficial" dela.
Grande abraço.

domingo, junho 10, 2007 5:00:00 PM  
Blogger Yvonne said...

Adelino, conhecia a atriz de nome e o fato de que ela não pode se casar com o James Dean, mas confesso a você que nunca vi um filme dela. Beijocas
P.S.: Falando em atrizes, você viu que trágica foi a vida da Romy Schneider?

quinta-feira, junho 14, 2007 8:43:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Pelo que andei lendo isso de achar Pier Angeli apagada vai mesmo dos papéis bobinhos que a colocavam para representar. Eles represavam muito o que ia dentro dela. Sorte com os papéis ela nunca teve. A grande ironia é que na vida real ela era fascinante e exuberante, apesar da beleza delicada. E parece que tinha um ótimo nível cultural. O conjunto era de enlouquecer, tanto que Kirk Douglas se apaixonou por ela também.

domingo, julho 08, 2007 2:37:00 PM  
Blogger rocky said...

Não era a moça desmilinguida que alguns acham. Hollywood tentou fazer dela o modelo católico para agradar aos italo americanos. No filme "Sodoma e Gomorra", Pier Angeli mostra a sua beleza longe de uma moralista Hollywood.
Rocky

quinta-feira, outubro 02, 2008 1:04:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Yvonne, Anônimo (?) e Rocky muito obrigado por terem enriquecido com informações o nosso post sobre a adorável Pier Angeli.
Abraços a todos.

sexta-feira, dezembro 19, 2008 9:05:00 AM  
Blogger pedro carlos said...

Não concordo com pessoas que dizem achar Pierangeli sem graça.Ela era tão delicada que nem parecia ser italiana.Muito querida nos anos 50 veio á São Paulo com sua amiga Debbie Reynolds, visitar a cidade durante o quanto centenário em 1954Vamos falar de quem a gente conhece..

quinta-feira, novembro 05, 2009 7:38:00 PM  
Anonymous Marco said...

Não consigo entender como Angeli não foi o amor para sempre de James Dean. Era evidente, eles se amavam. E acredito que inconscientemente Dean se matou naquele acidente automobilístico na costa da Califórnia(Salinas). Se James Dean estivesse vivo ninguém estaria à sua altura no meio cinematográfico, ele simplesmente era o melhor do seu tempo e até hoje.

terça-feira, maio 25, 2010 3:42:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

EU ACHO QUE ANGELI E DEAN JAMAIS PODERIAM SE SEPARAREM...POR ISTO À MORTE TÃO PRECOCE DOS DOIS

terça-feira, maio 25, 2010 3:45:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Dean possuía inúmeros fãs, vários anos se passaram até que o filme pudesse ser exibido.)””
Dos inúmeros relacionamentos amorosos que teve, um foi o mais forte, e, não concretizado, pois não houve o casamento entre ambos, apesar da grande atração entre eles. Foi com a atriz italiana Pier Angeli que repentinamente noivou com o cantor Vic Damone, que havia conhecido na Alemanha, ao participar de um filme três anos antes. Para Dean foi uma perda de que nunca mais se recuperou. E assim o autor do livro descreve, a passagem da atriz e o seu trágico fim: “Pier se casou na igreja católica romana de St. Timothy, em Westwood, a 24 de novembro. O casamento duraria apenas quatro anos. Depois disso, Pier diria que James Dean foi o grande amor de sua vida.

terça-feira, setembro 28, 2010 5:58:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Assim como aconteceu com James Dean e Pier Angeli, muitos casais deixam de ser felizes por influência de pessoas racistas ou preconceituosas, que não enxergam muito além do próprio nariz.

Palomino.

quinta-feira, janeiro 27, 2011 6:51:00 PM  
Anonymous José Tejo said...

Adelino, apenas para sua informação, SODOMA E GOMORRA não foi estrelado por RICHARD BURTON mas sim por STEWART GRANGER. Abraço.
José Tejo

terça-feira, junho 21, 2011 2:08:00 AM  
Blogger Adelino P. Silva said...

Caro José Tejo.
É verdade, o protagonista de Sodoma e Gomorra não foi Kirk Douglas como eu escrevi, mas Stewart Granger, como você disse.
Não citei Richard Burton como participante deste filme.
Grande abraço.

quinta-feira, junho 30, 2011 9:35:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Andrea

Adelino,

Eu não conhecia nada da Pier achei muito interessante vc contar a vida dela no seu blog.
Eu estava procurando sobre James Dean,e em sua biografia ela é mencionada como grande amor da sua vida,eu fiquei curiosa em saber quem era ela e achei seu blog.Bjks

quarta-feira, dezembro 21, 2011 1:54:00 PM  
Blogger elecir lima said...

Pierangeli era de uma beleza delicada, tinha muita luz interior e talvez por isso se apaixonavam por ela.Não era uma beldade peituda e bunduda, mas sim, uma boneca delicada.

quarta-feira, julho 18, 2012 10:16:00 PM  
Blogger Unknown said...


"Acredito que tudo seria diferente, se o amor deles não tivesse sido embargado. Eles pertenciam um ao outro, por isso ambos não conseguiram ser felizes.

Quantas cartas foram escritas e lágrimas derramadas..

sábado, março 16, 2013 11:19:00 PM  
Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

sábado, março 16, 2013 11:19:00 PM  
Blogger kamila.kelly.silva.dos.passos_18@hotmail.com said...

Sem graça discordo Pier era linda e acho que James Dean viu muito mais nela do que sua beleza exterior ele se apaixonou por ela ... se amavam e era com ela que ele queria casar mais a mae da Pier estragou tudo , ele a amava tanto que no dia do casamento apareceu na igreja para ve-la sair com Vic Damone ele estava arrasado em ver a mulher que ele amava casando com outro homem ... e ao ver-los sair ele parti em sua moto , vai embora ... guardava dela um pingente que ela deu a ele e a historia ja foi contada por Julie Harris que atuou em Vidas Amargas (East Of Eden ) a atriz disse que ele usava o pingente e ao ver-lo abrir ela notou uma mecha de cabelo de Pier no pingente Dean teria contado a ela sobre a historia do pingente e de como conheceu Pier ele estava muito apaixonado ... e me disse Nunca havia sentido nada parecido ... resumindo nunca havia se apaixonado a atriz italiana Pier Angeli foi seu primeiro amor o grande amor da vida dele , ele namorou Ursula Undress mais nao deu em nada , Natalie Wood foi so amiga e Elizabeth Taylor so amiga mesmo ... o amor de Jimmy foi Pier

sexta-feira, junho 02, 2017 1:31:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

foi o melhor comentário aqui. Sim, eu li sobre Pier Angeli ter dado uma corrente com um pingente para James Dean
Acho que o livro do Yves Salgres de 1956, fala sobre esse presente estar no pescoço do ator, no dia do fatídico acidente!

sábado, junho 18, 2022 3:46:00 PM  
Blogger Adelino P. Silva said...

Então, Andrea, fiz a postagem, e meus amigos leitores foram acrescentando detalhes curiosos dessa belíssima história entre os dois jovens James Dean e Pier Angeli.
Muito grato pelo seu comentário, e desculpe a "demora"... Um abraço e obrigado.

segunda-feira, fevereiro 20, 2023 6:35:00 PM  
Blogger Adelino P. Silva said...

Elecir Lima, obrigado pelo comentário.

segunda-feira, fevereiro 20, 2023 6:36:00 PM  
Blogger Adelino P. Silva said...

Kamila Kelly, muito obrigado por ter enriquecido a nossa postagem sobre Pier Angeli com tantos detalhes interessantes sobre a vida dela.

terça-feira, fevereiro 21, 2023 3:43:00 PM  

Postar um comentário

<< Home