09 junho 2007

PIER ANGELI


----------------------------------------------------------------------------------
Anna Maria Píer Angeli nasceu em Cagliari, Sardenha, Itália, em 19/06/1932. Conhecida pelo público apenas como Pier Angeli, Anna Maria se destacou no cinema nas décadas de 50 e 60. Manteve relacionamento sentimental com o ator Kirk Douglas, em 1953. Submetendo-se à vontade da mãe, casou-se com o cantor de origem italiana Vic Damone, com quem teve um filho. Divorciada de Vic, em 1962 uniu-se em casamento ao diretor musical Armando Trovajoli, tiveram um filho, mas o casal se separou em 1969.

Profundamente deprimida, abandonou o mundo do cinema refugiando-se em seu apartamento em Los Angeles. Sua amiga e colega Debbie Reynolds, na ânsia de ajudá-la, tentou promover o seu retorno. Inutilmente, porém, já que Pier veio a falecer em 10/09/1971, vítima voluntária de uma overdose de barbitúricos. Divulgou-se à época, que Anna Maria teria escrito uma carta na qual revelava a sua paixão por James Dean, segundo ela, o único e verdadeiro amor de sua vida. O casamento entre eles foi embargado por sua mãe simplesmente porque o jovem Dean não professava a mesma religião da família dela, a católica. As biografias de James Dean confirmam igualmente a paixão dele pela atriz italiana.

Pessoalmente lembro-me da Pier Angeli mais por sua beleza tímida e suave do que propriamente por seus filmes, dois dos quais ainda me recordo: Sodoma e Gomorra, com Kirk Douglas, e o Cálice Sagrado, com Paul Newman. Pier Angeli era irmã da também atriz de cinema Marisa Pavan.

----------------------------------------------------------------------------------

24 Comments:

Blogger Lord Broken Pottery said...

Adelino,
Não conhecia a atriz. O que me chamou a atenção foi ver James Dean, mais uma vez, envolvido com histórias trágicas.
Abração

sábado, junho 09, 2007  
Blogger Fernando said...

Oi, Adelino,
Lembro-me muito bem da Pier Angeli, que eu achava muito da sem graça, meio desmilinguida. Sem sal!
Como artista, nem era lá essas coisas, mas foi promovida por Hollywwod a estrela. Que nunca chegou a ser.
Nõa sabi que era irmã da Pavan.
abração e belo domingo. E vamos, Vasquinho!
fernando cals

sábado, junho 09, 2007  
Blogger Eduardo P.L. said...

Adelino, concordo com o Fernando no que toca ao "meio demilinguida", e não posso entender esse amor do James Dean por essa moça!

Abçs

domingo, junho 10, 2007  
Blogger valter ferraz said...

Adelino, não conhecí tal atriz. Mas se mereceu uma menção por aqui, deve ter lá o seu valor.
Um abraço forte

domingo, junho 10, 2007  
Anonymous Adelino said...

Então, Lord Broken, o James Dean era da mesma escola (Actor´s Sudio, acho) do Marlon Brando, Paul Newman e outros. Tinham um estilo semelhante de atuação. Falam outras coisas dele, não confirmadas em sua biografia.
Grande abraço

domingo, junho 10, 2007  
Anonymous Adelino said...

Fernando, concordo em parte com você. Como atriz, medíocre. Como beleza, nem tanto. Fazia o tipo meio latino, mas como disse, um pouco sem sal. De qualquer forma eu a apreciava, talvez pelos dois filmes que tinha assistido dela.

Viu só? O Vasquinho na ponta, quem diria. Mas espere só os grandes mesmo acabarem essas torneios que disputam, e começarem a levar o Campeonato a sério, que tudo muda. Veja o Botafogo: escapou por pouco ontem de levar uma boa chinelada do Palmeiras.
Grande abraço, Fernando, bom sucesso para o Mengão.

domingo, junho 10, 2007  
Anonymous Adelino said...

Eduardo, de fato a Pier tinha uma beleza uma tanto mais recatada, meio tímida. A lembrança que tenho dela foi a dos dois filmes que vi, nos quais ela estava até que bonitinha. Pelos comentários acho que desta vez dei "fora"...

Quanto à paixão do Dean, Eduardo, "o coração tem razões que a própria razão desconhece." Muito original essa... Diziam ainda que o James teria se apaixonado pela Elizabeth Taylor durante as filmagens de "Giant" (Assim caminha a humanidade". Versátil o menino, não?
Grande abraço

domingo, junho 10, 2007  
Anonymous Adelino said...

Pois é, Valter, a Pier tinha o seu valor, claro. Teve algumas indicações a prêmios mas não para o Oscar, que eu saiba. Esta foto do post praticamente é a "foto oficial" dela.
Grande abraço.

domingo, junho 10, 2007  
Blogger Yvonne said...

Adelino, conhecia a atriz de nome e o fato de que ela não pode se casar com o James Dean, mas confesso a você que nunca vi um filme dela. Beijocas
P.S.: Falando em atrizes, você viu que trágica foi a vida da Romy Schneider?

quinta-feira, junho 14, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Pelo que andei lendo isso de achar Pier Angeli apagada vai mesmo dos papéis bobinhos que a colocavam para representar. Eles represavam muito o que ia dentro dela. Sorte com os papéis ela nunca teve. A grande ironia é que na vida real ela era fascinante e exuberante, apesar da beleza delicada. E parece que tinha um ótimo nível cultural. O conjunto era de enlouquecer, tanto que Kirk Douglas se apaixonou por ela também.

domingo, julho 08, 2007  
Blogger rocky said...

Não era a moça desmilinguida que alguns acham. Hollywood tentou fazer dela o modelo católico para agradar aos italo americanos. No filme "Sodoma e Gomorra", Pier Angeli mostra a sua beleza longe de uma moralista Hollywood.
Rocky

quinta-feira, outubro 02, 2008  
Anonymous Adelino said...

Yvonne, Anônimo (?) e Rocky muito obrigado por terem enriquecido com informações o nosso post sobre a adorável Pier Angeli.
Abraços a todos.

sexta-feira, dezembro 19, 2008  
Blogger pedro carlos said...

Não concordo com pessoas que dizem achar Pierangeli sem graça.Ela era tão delicada que nem parecia ser italiana.Muito querida nos anos 50 veio á São Paulo com sua amiga Debbie Reynolds, visitar a cidade durante o quanto centenário em 1954Vamos falar de quem a gente conhece..

quinta-feira, novembro 05, 2009  
Anonymous Marco said...

Não consigo entender como Angeli não foi o amor para sempre de James Dean. Era evidente, eles se amavam. E acredito que inconscientemente Dean se matou naquele acidente automobilístico na costa da Califórnia(Salinas). Se James Dean estivesse vivo ninguém estaria à sua altura no meio cinematográfico, ele simplesmente era o melhor do seu tempo e até hoje.

terça-feira, maio 25, 2010  
Anonymous Anônimo said...

EU ACHO QUE ANGELI E DEAN JAMAIS PODERIAM SE SEPARAREM...POR ISTO À MORTE TÃO PRECOCE DOS DOIS

terça-feira, maio 25, 2010  
Anonymous Anônimo said...

Dean possuía inúmeros fãs, vários anos se passaram até que o filme pudesse ser exibido.)””
Dos inúmeros relacionamentos amorosos que teve, um foi o mais forte, e, não concretizado, pois não houve o casamento entre ambos, apesar da grande atração entre eles. Foi com a atriz italiana Pier Angeli que repentinamente noivou com o cantor Vic Damone, que havia conhecido na Alemanha, ao participar de um filme três anos antes. Para Dean foi uma perda de que nunca mais se recuperou. E assim o autor do livro descreve, a passagem da atriz e o seu trágico fim: “Pier se casou na igreja católica romana de St. Timothy, em Westwood, a 24 de novembro. O casamento duraria apenas quatro anos. Depois disso, Pier diria que James Dean foi o grande amor de sua vida.

terça-feira, setembro 28, 2010  
Anonymous Anônimo said...

Assim como aconteceu com James Dean e Pier Angeli, muitos casais deixam de ser felizes por influência de pessoas racistas ou preconceituosas, que não enxergam muito além do próprio nariz.

Palomino.

quinta-feira, janeiro 27, 2011  
Anonymous José Tejo said...

Adelino, apenas para sua informação, SODOMA E GOMORRA não foi estrelado por RICHARD BURTON mas sim por STEWART GRANGER. Abraço.
José Tejo

terça-feira, junho 21, 2011  
Blogger Adelino P. Silva said...

Caro José Tejo.
É verdade, o protagonista de Sodoma e Gomorra não foi Kirk Douglas como eu escrevi, mas Stewart Granger, como você disse.
Não citei Richard Burton como participante deste filme.
Grande abraço.

quinta-feira, junho 30, 2011  
Anonymous Anônimo said...

Andrea

Adelino,

Eu não conhecia nada da Pier achei muito interessante vc contar a vida dela no seu blog.
Eu estava procurando sobre James Dean,e em sua biografia ela é mencionada como grande amor da sua vida,eu fiquei curiosa em saber quem era ela e achei seu blog.Bjks

quarta-feira, dezembro 21, 2011  
Blogger elecir lima said...

Pierangeli era de uma beleza delicada, tinha muita luz interior e talvez por isso se apaixonavam por ela.Não era uma beldade peituda e bunduda, mas sim, uma boneca delicada.

quarta-feira, julho 18, 2012  
Blogger Enquanto tenho perguntas continuarei a escrever said...


"Acredito que tudo seria diferente, se o amor deles não tivesse sido embargado. Eles pertenciam um ao outro, por isso ambos não conseguiram ser felizes.

Quantas cartas foram escritas e lágrimas derramadas..

sábado, março 16, 2013  
Blogger Enquanto tenho perguntas continuarei a escrever said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

sábado, março 16, 2013  
Blogger kamilla kelly said...

Sem graça discordo Pier era linda e acho que James Dean viu muito mais nela do que sua beleza exterior ele se apaixonou por ela ... se amavam e era com ela que ele queria casar mais a mae da Pier estragou tudo , ele a amava tanto que no dia do casamento apareceu na igreja para ve-la sair com Vic Damone ele estava arrasado em ver a mulher que ele amava casando com outro homem ... e ao ver-los sair ele parti em sua moto , vai embora ... guardava dela um pingente que ela deu a ele e a historia ja foi contada por Julie Harris que atuou em Vidas Amargas (East Of Eden ) a atriz disse que ele usava o pingente e ao ver-lo abrir ela notou uma mecha de cabelo de Pier no pingente Dean teria contado a ela sobre a historia do pingente e de como conheceu Pier ele estava muito apaixonado ... e me disse Nunca havia sentido nada parecido ... resumindo nunca havia se apaixonado a atriz italiana Pier Angeli foi seu primeiro amor o grande amor da vida dele , ele namorou Ursula Undress mais nao deu em nada , Natalie Wood foi so amiga e Elizabeth Taylor so amiga mesmo ... o amor de Jimmy foi Pier

sexta-feira, junho 02, 2017  

Postar um comentário

<< Home