PIER ANGELI
----------------------------------------------------------------------------------
Anna Maria Píer Angeli nasceu em Cagliari, Sardenha, Itália, em 19/06/1932. Conhecida pelo público apenas como Pier Angeli, Anna Maria se destacou no cinema nas décadas de 50 e 60. Manteve relacionamento sentimental com o ator Kirk Douglas, em 1953. Submetendo-se à vontade da mãe, casou-se com o cantor de origem italiana Vic Damone, com quem teve um filho. Divorciada de Vic, em 1962 uniu-se em casamento ao diretor musical Armando Trovajoli, tiveram um filho, mas o casal se separou em 1969.
Profundamente deprimida, abandonou o mundo do cinema refugiando-se em seu apartamento em Los Angeles. Sua amiga e colega Debbie Reynolds, na ânsia de ajudá-la, tentou promover o seu retorno. Inutilmente, porém, já que Pier veio a falecer em 10/09/1971, vítima voluntária de uma overdose de barbitúricos. Divulgou-se à época, que Anna Maria teria escrito uma carta na qual revelava a sua paixão por James Dean, segundo ela, o único e verdadeiro amor de sua vida. O casamento entre eles foi embargado por sua mãe simplesmente porque o jovem Dean não professava a mesma religião da família dela, a católica. As biografias de James Dean confirmam igualmente a paixão dele pela atriz italiana.
Pessoalmente lembro-me da Pier Angeli mais por sua beleza tímida e suave do que propriamente por seus filmes, dois dos quais ainda me recordo: Sodoma e Gomorra, com Kirk Douglas, e o Cálice Sagrado, com Paul Newman. Pier Angeli era irmã da também atriz de cinema Marisa Pavan.
----------------------------------------------------------------------------------
28 Comments:
Adelino,
Não conhecia a atriz. O que me chamou a atenção foi ver James Dean, mais uma vez, envolvido com histórias trágicas.
Abração
Oi, Adelino,
Lembro-me muito bem da Pier Angeli, que eu achava muito da sem graça, meio desmilinguida. Sem sal!
Como artista, nem era lá essas coisas, mas foi promovida por Hollywwod a estrela. Que nunca chegou a ser.
Nõa sabi que era irmã da Pavan.
abração e belo domingo. E vamos, Vasquinho!
fernando cals
Adelino, concordo com o Fernando no que toca ao "meio demilinguida", e não posso entender esse amor do James Dean por essa moça!
Abçs
Adelino, não conhecí tal atriz. Mas se mereceu uma menção por aqui, deve ter lá o seu valor.
Um abraço forte
Então, Lord Broken, o James Dean era da mesma escola (Actor´s Sudio, acho) do Marlon Brando, Paul Newman e outros. Tinham um estilo semelhante de atuação. Falam outras coisas dele, não confirmadas em sua biografia.
Grande abraço
Fernando, concordo em parte com você. Como atriz, medíocre. Como beleza, nem tanto. Fazia o tipo meio latino, mas como disse, um pouco sem sal. De qualquer forma eu a apreciava, talvez pelos dois filmes que tinha assistido dela.
Viu só? O Vasquinho na ponta, quem diria. Mas espere só os grandes mesmo acabarem essas torneios que disputam, e começarem a levar o Campeonato a sério, que tudo muda. Veja o Botafogo: escapou por pouco ontem de levar uma boa chinelada do Palmeiras.
Grande abraço, Fernando, bom sucesso para o Mengão.
Eduardo, de fato a Pier tinha uma beleza uma tanto mais recatada, meio tímida. A lembrança que tenho dela foi a dos dois filmes que vi, nos quais ela estava até que bonitinha. Pelos comentários acho que desta vez dei "fora"...
Quanto à paixão do Dean, Eduardo, "o coração tem razões que a própria razão desconhece." Muito original essa... Diziam ainda que o James teria se apaixonado pela Elizabeth Taylor durante as filmagens de "Giant" (Assim caminha a humanidade". Versátil o menino, não?
Grande abraço
Pois é, Valter, a Pier tinha o seu valor, claro. Teve algumas indicações a prêmios mas não para o Oscar, que eu saiba. Esta foto do post praticamente é a "foto oficial" dela.
Grande abraço.
Adelino, conhecia a atriz de nome e o fato de que ela não pode se casar com o James Dean, mas confesso a você que nunca vi um filme dela. Beijocas
P.S.: Falando em atrizes, você viu que trágica foi a vida da Romy Schneider?
Pelo que andei lendo isso de achar Pier Angeli apagada vai mesmo dos papéis bobinhos que a colocavam para representar. Eles represavam muito o que ia dentro dela. Sorte com os papéis ela nunca teve. A grande ironia é que na vida real ela era fascinante e exuberante, apesar da beleza delicada. E parece que tinha um ótimo nível cultural. O conjunto era de enlouquecer, tanto que Kirk Douglas se apaixonou por ela também.
Não era a moça desmilinguida que alguns acham. Hollywood tentou fazer dela o modelo católico para agradar aos italo americanos. No filme "Sodoma e Gomorra", Pier Angeli mostra a sua beleza longe de uma moralista Hollywood.
Rocky
Yvonne, Anônimo (?) e Rocky muito obrigado por terem enriquecido com informações o nosso post sobre a adorável Pier Angeli.
Abraços a todos.
Não concordo com pessoas que dizem achar Pierangeli sem graça.Ela era tão delicada que nem parecia ser italiana.Muito querida nos anos 50 veio á São Paulo com sua amiga Debbie Reynolds, visitar a cidade durante o quanto centenário em 1954Vamos falar de quem a gente conhece..
Não consigo entender como Angeli não foi o amor para sempre de James Dean. Era evidente, eles se amavam. E acredito que inconscientemente Dean se matou naquele acidente automobilístico na costa da Califórnia(Salinas). Se James Dean estivesse vivo ninguém estaria à sua altura no meio cinematográfico, ele simplesmente era o melhor do seu tempo e até hoje.
EU ACHO QUE ANGELI E DEAN JAMAIS PODERIAM SE SEPARAREM...POR ISTO À MORTE TÃO PRECOCE DOS DOIS
Dean possuía inúmeros fãs, vários anos se passaram até que o filme pudesse ser exibido.)””
Dos inúmeros relacionamentos amorosos que teve, um foi o mais forte, e, não concretizado, pois não houve o casamento entre ambos, apesar da grande atração entre eles. Foi com a atriz italiana Pier Angeli que repentinamente noivou com o cantor Vic Damone, que havia conhecido na Alemanha, ao participar de um filme três anos antes. Para Dean foi uma perda de que nunca mais se recuperou. E assim o autor do livro descreve, a passagem da atriz e o seu trágico fim: “Pier se casou na igreja católica romana de St. Timothy, em Westwood, a 24 de novembro. O casamento duraria apenas quatro anos. Depois disso, Pier diria que James Dean foi o grande amor de sua vida.
Assim como aconteceu com James Dean e Pier Angeli, muitos casais deixam de ser felizes por influência de pessoas racistas ou preconceituosas, que não enxergam muito além do próprio nariz.
Palomino.
Adelino, apenas para sua informação, SODOMA E GOMORRA não foi estrelado por RICHARD BURTON mas sim por STEWART GRANGER. Abraço.
José Tejo
Caro José Tejo.
É verdade, o protagonista de Sodoma e Gomorra não foi Kirk Douglas como eu escrevi, mas Stewart Granger, como você disse.
Não citei Richard Burton como participante deste filme.
Grande abraço.
Andrea
Adelino,
Eu não conhecia nada da Pier achei muito interessante vc contar a vida dela no seu blog.
Eu estava procurando sobre James Dean,e em sua biografia ela é mencionada como grande amor da sua vida,eu fiquei curiosa em saber quem era ela e achei seu blog.Bjks
Pierangeli era de uma beleza delicada, tinha muita luz interior e talvez por isso se apaixonavam por ela.Não era uma beldade peituda e bunduda, mas sim, uma boneca delicada.
"Acredito que tudo seria diferente, se o amor deles não tivesse sido embargado. Eles pertenciam um ao outro, por isso ambos não conseguiram ser felizes.
Quantas cartas foram escritas e lágrimas derramadas..
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Sem graça discordo Pier era linda e acho que James Dean viu muito mais nela do que sua beleza exterior ele se apaixonou por ela ... se amavam e era com ela que ele queria casar mais a mae da Pier estragou tudo , ele a amava tanto que no dia do casamento apareceu na igreja para ve-la sair com Vic Damone ele estava arrasado em ver a mulher que ele amava casando com outro homem ... e ao ver-los sair ele parti em sua moto , vai embora ... guardava dela um pingente que ela deu a ele e a historia ja foi contada por Julie Harris que atuou em Vidas Amargas (East Of Eden ) a atriz disse que ele usava o pingente e ao ver-lo abrir ela notou uma mecha de cabelo de Pier no pingente Dean teria contado a ela sobre a historia do pingente e de como conheceu Pier ele estava muito apaixonado ... e me disse Nunca havia sentido nada parecido ... resumindo nunca havia se apaixonado a atriz italiana Pier Angeli foi seu primeiro amor o grande amor da vida dele , ele namorou Ursula Undress mais nao deu em nada , Natalie Wood foi so amiga e Elizabeth Taylor so amiga mesmo ... o amor de Jimmy foi Pier
foi o melhor comentário aqui. Sim, eu li sobre Pier Angeli ter dado uma corrente com um pingente para James Dean
Acho que o livro do Yves Salgres de 1956, fala sobre esse presente estar no pescoço do ator, no dia do fatídico acidente!
Então, Andrea, fiz a postagem, e meus amigos leitores foram acrescentando detalhes curiosos dessa belíssima história entre os dois jovens James Dean e Pier Angeli.
Muito grato pelo seu comentário, e desculpe a "demora"... Um abraço e obrigado.
Elecir Lima, obrigado pelo comentário.
Kamila Kelly, muito obrigado por ter enriquecido a nossa postagem sobre Pier Angeli com tantos detalhes interessantes sobre a vida dela.
Postar um comentário
<< Home