18 abril 2021

O MEU MARACANÃ - Parte 7


Torcedores

Jogos entre os seis grandes (Bangu e América também eram) levavam 50, 70, 140 mil torcedores ao estádio. Ainda que não oficialmente, apenas por tradição, as torcidas do Vasco da Gama e Flamengo tinham seus lugars cativos nas arquibancadas: os cruzmaltinos, o lado direito das cabines de rádio, e os rubro-negros, o esquerdo. Os torcedores iam ocupando seu espaço até se misturarem pacificamente nas arquibancadas do lado oposto às cabines de rádio. Nenhuma restrição a fogos de artifício ou foguetes, acionados assim que os times entravam em campo ou quando da marcação de um gol. A que mais usava esse tipo de manifestação sempre foi a do Botafogo, entretanto nunca se soube de acidente grave por fogos de artifício ou de estampido. Cada um torcia a seu modo, embora existissem os torcedores mais influentes, que se tornavam líderes naturais.

Líderes ou chefes

Liderava a torcida do Flamengo o também chefe da “charanga rubro-negra”, Jayme de Carvalho. Charanga era um tipo de banda que animava o time e os torcedores tocando o tempo todo o hino do clube e as marchinhas carnavalescas mais populares. Passavam a impressão que se divertiam mais com a charanga do que com próprio jogo, pois muitos de seus componentes permaneciam a maior parte do tempo de costas para o gramado...

Botafogo

O líder botafoguense era um jovem de físico avantajado, por isso apelidado Tarzan. Só o vi envolvido em um incidente, assim mesmo sem culpa dele. Foi durante um Botafogo e Bangu, em São Januário. Uma desavença sem muita importância com a torcida do Bangu, que acuou a do Botafogo. Sem saída, se protegeram junto às cabines de rádio, no alto das arquibancadas. Tarzan, num gesto de defesa, empunhou o mastro da bandeira do alvinegro como se fora uma lança apontada para o “inimigo”... Poucos minutos e tudo acabou em paz. Os adversários se cumprimentavam.

América

Da sede do América Futebol Clube na Rua Campos Sales, saía uma barulhenta bandinha em direção ao estádio. Muito emocionante vê-la executando o hino do América, o mais bonito do futebol brasileiro, composto em 1950 pelo ilustre americano Lamartine Babo. A torcida americana não tinha um líder de destaque, mas era simbolizada por um senhor magro, meia idade, que passava diariamente pelas ruas da Tijuca pedalando uma bicicleta enfeitada com as cores e bandeirinhas do clube rubro. 

Fluminense

A tradicional aristocracia  do Fluminense F.C. era representada, inclusive nas charges dos jornais esportivos, pela figura de um cavalheiro trajando elegantemente fraque, bengala, cartola e uma longa piteira. Assim vestido, um torcedor tricolor comparecia ao estádio para incentivar a sua grande torcida.  Um “gentleman”.

Vasco da Gama

Simbolizava a torcida do Vasco da Gama, Ramalho, um simpático senhor de uns 40 anos de idade, tema de inúmeras reportagens e crônicas em jornais e revistas. Vestindo roupa branca impecável, boné e camisa do clube, Ramalho chegava ao estádio minutos antes do início do jogo. Assim que surgia num das rampas de acesso às arquibancadas do Maracanã, Ramalho fazia soar solenemente os famosos “clarins” do Vasco da Gama, instrumentos feitos por ele próprio utilizando talos de mamoeiro de sua casa, conforme contava em reportagens publicadas na época. Era o “toque de guerra” dos cruzmaltinos, uma guerra de paz: sem armas e feridos. Corria uma lenda contando que o Vasco não venceria o jogo se o Ramalho não chegasse antes da bola rolar, por isso seu atraso na chegada provocava muita apreensão à torcida vascaína, e creio que até mesmo nos jogadores e dirigentes. Não fazia isso intencionalmente, porém era comum vê-lo surgir todo esbaforido no estádio poucos minutos antes do apito inicial. Ajeitava seus apetrechos, consertava a faixa cruzmaltina em diagonal no peito, e só então fazia soar pelo belo estádio o som vibrante de seus mágicos clarins. A torcida exultava, pois a vitória estava “garantida” pelo Ramalho e pela incrível qualidade da equipe mantida pelo clube da Colina Histórica.

(Continua)

Foto: Manchete Esportiva do Blog kike da bola (28/08/2019)