
----------------------------------------------------------------------------------
Além da Feira de Antiguidades que se realiza na Rua do Lavradio, Rio de Janeiro, existe ali um prédio antigo, que de tão histórico talvez merecesse até ser tombado pela Prefeitura. Refiro-me ao prédio do jornal Tribuna da Imprensa. Eis um pouquinho de sua história: o combativo ex-deputado, jornalista Carlos Lacerda, assinava no Correio da Manhã a coluna “Da Tribuna da Imprensa”. Afastado daquele jornal no qual trabalhou de 1946 a 1949, manteve o direito de uso do nome da sua coluna fundando a Tribuna da Imprensa, em 27/12/1949.
Os editoriais assinados por Lacerda (nem sempre de autoria dele), e as reportagens denunciando corrupção em diversos órgãos do Governo Vargas, culminaram com a tentativa de assassinato do jornalista em frente ao prédio em que morava, na Rua Toneleros, Copacabana, em 05/08/1954. Lacerda escapou com ferimentos, mas o oficial da Aeronáutica, Rubens Vaz, que o acompanhava, faleceu. Descobriu-se que o atentado tinha sido tramado no Palácio do Catete pela guarda pessoal do presidente, fato que serviu para acirrar ainda mais os ânimos da oposição. Acuado, Vargas, que segundo os historiadores já em 1930 tinha demonstrado tendência ao suicídio, atirou contra o próprio peito, na manhã de 24/08/1954, após retirar-se de uma reunião ministerial muito tensa. Anunciada a sua morte, governistas invadiram e empastelaram a sede da Tribuna da Imprensa, bem como incendiaram carros de entrega do jornal O Globo, órgão também de oposição.
Bem, mas não é propriamente disso que eu queria falar, mas da foto que consegui “clicar” há uns dez anos da sede daquele, matutino ainda em circulação nos dias de hoje. Lembramos que Lacerda era chamado por seus adversários de Corvo do Lavradio, e o seu jornal, o “lanterninha” dos jornais do Rio. Para desespero de seus adversários, Carlos colocou o desenho de uma lanterninha ao lado do nome do jornal, bem como aceitou de bom humor o apelido de corvo, Corvo do Lavradio, da Rua do Lavradio.
----------------------------------------------------------------------------------
Foto de Adelino P. Silva
----------------------------------------------------------------------------------