07 abril 2007

ALMANAQUE DO GLOBO JUVENIL 1942

----------------------------------------------------------------------------------
Há muito tempo eu tentava encontrar um exemplar do almanaque de Natal do Gibi ou do Globo Juvenil. Encontrei dois do Globo Juvenil, um de 1942 e outro de 1947, relativamente bem conservados. O de 47 já estava vendido/reservado. Restou o de 42, que acabei comprando, para satisfação do proprietário do estande. Fez uma verdadeira festa. Só entendi o motivo quando ele perguntou o meu nome:
- Adelino – respondi. E ele:
- Grande Adelino! - (Lembrei-me do amigo Valter Ferraz...)
- Por que Grande? – perguntei.
- Porque você é o meu cliente número um, já que estou entrando nesse ramo de atividade agora... E é a primeira venda que realizo...
- Fico feliz pelo senhor - eu disse.

Isto aconteceu ontem, primeiro sábado do mês de abril, na Feira de Antiguidades da rua do Lavradio, local onde se encontram publicações e objetos que despertam o interesse de colecionadores de todos os estados do Brasil. E o tempo colaborava, pois o calor não era grande e soprava uma brisa bem agradável. Eu tinha ainda a esperança de achar uma revista antiga, de nome Brasil Feminino, uma raridade nunca vista, pelo que me disse um dos livreiros. Outro, a conhecia, mas explicou que era difícil obtê-la, a não ser numa troca entre colecionadores. Portanto, atenção, "quem" tem uma revista Brasil Feminino, que trate de conservá-la com muito carinho... Parece-me mais difícil encontrá-la do que o meu “recente” almanaque do Globo Juvenil, de 1942 (foto aps)... Mas sou persistente, e ainda vou achar uma por aí... É questão de tempo e de paciência...
----------------------------------------------------------------------------------


45 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Adelino, nada como fazer aquilo que nos dá prazer. e a gente vê que você se amarra no que faz. Muito legal! Já ouvi muito sobre a Lavradio, mas nunca fui lá conferir.
Ah, pra colocar teu link nos comentários dos outros blogs, basta colocar o endereço de teu blog no lugar correspondente nas caixas de comentarios dos blogs, assim: maisoumenosnostalgia.blogspot.com
entendeu?
abraço, garoto

domingo, abril 08, 2007 7:11:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

DENISE, gostei do seu comentário.
Eu me amarro em coisas antigas, prédios, revistas, jornais, filmes, câmeras etc. É um gosto que vem de criança; eu me amarrava naqueles achados de habitações antigas, de pirâmides, múmias etc. Eu não sabia queo nome daquela ciência era Arqueologia.

Vou lhe confessar uma coisa: eu não sabia como colocar o link do blog nos comentários, e fiquei sem jeito de pedir que me ensinasse. Parece transmissão depensamento: você apareceu e me ensinou. Valeu. Muito obrigado.
Mas calma, vamos ver se vai funcionar...
Abraço, garota

domingo, abril 08, 2007 9:51:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ei, DENISE, acho que não funcionou... Vou tentar de novo.

domingo, abril 08, 2007 9:53:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Denise, o "Anônimo" aí de cima sou eu. Desisto.

domingo, abril 08, 2007 10:11:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Denise, já aprendi. Agora está dando certo.
Abraços

domingo, abril 08, 2007 10:18:00 PM  
Blogger valter ferraz said...

Grande, Adelino!

segunda-feira, abril 09, 2007 6:17:00 AM  
Blogger Yvonne said...

Grande Adelino, fiquei feliz ao saber que você conseguiu encontrar um dos exemplares que queria. É isso aí rapaz, corre atrás que aparece. Beijocas

segunda-feira, abril 09, 2007 7:28:00 AM  
Blogger O Meu Jeito de Ser said...

Grande Adelino, você conseguiu o exemplar que queria, e conseguiu colocar seu link no bloco de comentários.
Não sei se o seu caso é como no meu blog, depois que mudou, tenho que preencher os dados. Mas eu faço assim, toda vez que abro o blog, entro na página de postagem, como se fosse postar, preencho os dados, volto para o blog, aí todos os comentários que vou fazer, já aparecem preenchidos.
Pode dar certo né?
Acho muito legal esse seu jeito de ir atrás da coisas, a persistência é um grande dom.
Um abraço.

segunda-feira, abril 09, 2007 7:55:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Então, grande Valter, que tenha tido uma Páscoa muito Feliz.

segunda-feira, abril 09, 2007 12:30:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

YVONNE, eu brinco com os meus parentes dizendo que "não acredito em bola perdida". Eu disse: BOLA perdida...

É uma sensação muito bacana a gente rever uma publicação que nos encantava. São pequenos desafios que vencemos. Só mesmo quem gosta do hobby pode entender isso.
Beijocas

segunda-feira, abril 09, 2007 12:37:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pois é, Anna, consegui duas proezas que fizeram minha Páscoa mais feliz: o Almanaque do Globo Juvenil 1942 e o ter aprendido a colocar o link na caixa de comentários. Entre outras coisas, claro.
Obrigado pelos ensinamentos com relação ao link, parece que agora já aprendi de vez, a não ser que modernizem o sistema...

Achar coisas que marcaram nossa infância/juventude, que lemos, vivenciamos, manuseamos tem um sabor especial. Mas comigo tem um detalhe: não sou fanático de pagar caro por essas coisas. Tenho meus limites.
Grande abraço, Anna. Obrigado.

segunda-feira, abril 09, 2007 12:53:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Adelino, eu não coleciono nada, especificamente. Guardo coisas. Isso sim. Tenho o maior problema em me desfazer das minhas tranqueiras.Por isso posso dizer uma heresia, mas com o fim da revista LIFE, não é o caso de se guardar alguns exemplares? Quem tiver, é claro.

segunda-feira, abril 09, 2007 2:56:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi, cheguei aqui clicando no link que você colocou na minha caixa de comentários. Viu? Assim, as pessoas ficam sabendo como encontrá-lo quando visitas o blog delas.
Aninha, gostei da dica do preenchimento prévio, mas só funcionam no mesmo domínio, se mudas de blogger pra wordpress, por exemplo, tem de preencher tudo de novo.
Isto aqui tá virando conversa de comadres, desculpa , Adelino.
abraço, garoto

segunda-feira, abril 09, 2007 3:45:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

EDUARDO P.L., eu falo em coleção, mas na verdade não é uma coleção no sentido literal da palavra. Tenho, por exemplo, uns 200 exemplares de revistas n. 1 ou ZERO, e umas 300 de revistas antigas dos mais variados títulos. Eu não gosto de coleções infinitas, como por exemplo, selos ou moedas.
Sobre a LIFE, tenho uns três exemplares de 1940. Eu me arrependo muito de não ter guardado a LIFE - porque a tive em mãos quando criança - aquela que publicou a famosa foto do calendário, com a Marilyn Monroe "em pelo". Aliás, uma foto com ela muito bonita, claro, e muito bem comportada para os padrões modernos. Fui assinante da LIFE também, mas isso há muitos anos.

Interessante, porque quando iniciei uma coleção de revistas n. 1, pude perceber que que 95 por cento delas não chegavam ao n. 2, se tanto. Morriam no nascedouro. As que sobreviveram: Visão e Claudia, as mais antigas, e Veja (a semanal desde 1968). Tenho o n. 1 da Época, Playboy (tinha outro nome no Brasil). O assunto é muito amplo. Qualquer hora faço um postizinho...
Grande abraço, Eduardo, estou devendo uma ida lá para ver o assunto LIFE.

segunda-feira, abril 09, 2007 5:19:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

DENISE, estou feliz com o que aprendi com você e Anna. Realmente o caso da Anna, como diz você, é de outro domínio, e não funcionou aqui. Fiquei mesmo com o do BBlogger eestá indo bem.

Que é isto, Denise, pode trocar idéias à vontade, quem sai lucrando somos nós, sempre aprendendo mais. Ficou tranquilo agora.
Abraço, garota.

segunda-feira, abril 09, 2007 5:26:00 PM  
Blogger Fernando said...

Oi, Adelino,
sinto uma imensa saudade desses gibis, almanaques e dos seus heróis.
Também colecionava essas revistinhas, inocentemente, tanto que desfiz-me de todas, sem dó ne piedade. Hoje, fico pensando quanta coisa boa, inestimável, eu perdi.
Abração
fernando cals

segunda-feira, abril 09, 2007 10:52:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

A capa não poderia ser melhor. Que você tenha sucesso nas suas garimpagens, Adelino :)
Beijos.

terça-feira, abril 10, 2007 8:20:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá, Fernando Cals, quanta honra receber a sua visita depois de tanto tempo. Mas eu compreendo, com aquela lista enorme de leitores que tem é difícil atender a todo mundo.
E Páscoa é todo dia. A data é apenas um pretexto para aproximar ou reaproximar as pessoas. Por isso sua grande importância.

Quanto aos gibis, Fernando, eu também lia todos, mas quem poderia imaginar que um dia eles desapareceriam assim tão drasticamente? Daqueles que eu lia quando criança/adolescente jamais vi (a não ser réplica) do Guri (Cômico e Mensal), Gibi trisemanal, Globo Juvenil Mensal, O Lobinho, Herói e Almanaque do Gibi (Edição de Natal). Só mesmo no Museu de Histórias em Quadrinhos que existia na EBAL, mas já foi para outro local ainda não divulgado. E então quando vi aquele Almanaque do Globo Juvenil, já viu.
Grande abraço, Fernando, e obrigado por tudo.

terça-feira, abril 10, 2007 8:23:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Então, Helô, eu estava na dúvida entre dois exemplares: um de 42 e outro de 47. Segundo o livreiro, o de 47 estava vendido/reservado. Sobrou-me,pois, o de 42, que além de mais "velhinho" tinha aquela bela paísagem do Rio de Janeiro. Aliás, proponho-me a descobrir quem é o autor do desenho. No almanaque que "ornamenta" o post tem histórias completas do Zorro (o cow-boy), Brick Bradford (estilo Flash Gordon), Tocha Humana (e Centelha) e outros, todas coloridas, isto é, a do Tocha Humana, não.
Vou continuar garimpando.
Beijos

terça-feira, abril 10, 2007 2:26:00 PM  
Blogger valter ferraz said...

Adelino, passa lá no Milton Ribeiro que tem uma enquete pegando fogo e falta vc por lá, vailá meu amigo, vai.
Abraço

terça-feira, abril 10, 2007 3:45:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Valter, já respondi: Gene Tierney (cinema antigo) e Charlize Theron (cinema moderno). Sem preconceito, mas não votei em homem.
Abraço

terça-feira, abril 10, 2007 5:25:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

DENISE SOLLAMI, sinplesmente não estou conseguindo colocar comentários em seu blog.
Eu costumo usar o sistema de clicar na data, ir para o post escolhido com os comentários. E dali sim, pedir comentar, e postar o meu texto. Mas nem isso está funcionando.
Não pense que é falta de atenção, ok? Estou tentando acertar.
Abraços

quarta-feira, abril 11, 2007 1:00:00 PM  
Blogger Denise S. said...

Adelino, eu fui a Feira este sábado último! Que coisa, talvez tenhamos nos cruzado sem saber... Eu adoro aquilo lá, aquela mixórdia toda, e fiquei pensando que só vi caras simpáticas, de pessoas curiosas. E estava um dia tão bonito, não?
Há uma banca de jornal em Ipanema, na esquina de Visconde de Pirajá com Rua Jangadeiros, que só vende revistas antigas, Chama-se "A Cena Muda". Vc conhece?

quarta-feira, abril 11, 2007 9:03:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

DENISE SOLLAMI, você foi na Feira da Praça XV ou da Rua do Lavradio? Eu vou às vezes na da Praça XV (que funciona todos os sábados) e raras vezes naquela da rua do Lavradio, que funciona apenas somente nos primeiros sábados de cada mês, o que é uma pena.
Eu já li e ouvi falar da famosa banca de jornais "A Cena Muda", de Ipanema, porém, ainda não fui lá. Deve ser muito boa.

É provável mesmo que tenhamos nos cruzado por essas feiras. Da próxima vez vou levar um cartaz bem grande,chamativo, letras cintilantes, escrito "DENISE SOLLAMI, EU SOU O ADELINO". Já imaginou? Eu seria detido por perturbação da ordem pública sem direito a fiança ...
É brincadeira minha, Denise.
Abraços

quinta-feira, abril 12, 2007 6:06:00 PM  
Blogger valter ferraz said...

Adelino, deixei uma resposta para vc lá no perplexo.
Vai desculpando minha falta de jeito. Sou um abestado mesmo.
Abraço grande

quinta-feira, abril 12, 2007 7:12:00 PM  
Blogger O Meu Jeito de Ser said...

Adelino, que engraçado, hoje de manhã entrei aqui, e esse post não estava aqui. Até mostrei para o Valter, dizendo que você tinha tirado do ar.
Mas pelo jeito não né?
Um abraço

quinta-feira, abril 12, 2007 8:49:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Valter, já vi a sua resposta. Gostei da polêmica provocada por aquela atriz global.
Abraços

sexta-feira, abril 13, 2007 6:36:00 AM  
Blogger Denise S. said...

Fui na Feira do Lavradio, Adelino.
Da próxima vez, vá com uma camiseta com seu nome escrito que a gente se acha [risos]...

sexta-feira, abril 13, 2007 9:06:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

ANNA, aconteceu o seguinte: eu fui nos arquivos de postagens e busquei uma informação em Editar, um simples tracejado. Tudo bem, só que na hora de voltar, o telefone tocou, e eu inadvertidamente mandei "salvar rascunho". Resultado: o post sumiu do blog. Fiquei assustado porque achei que se mandasse publicar novamente eu perderia todos os comentários, o que felizmente não aconteceu.
Abraços

sábado, abril 14, 2007 4:50:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Denise, mas você foi hoje, dia 14? Eu pensava que aquela feira só se realizava nos primeiros sábados de cada mês. A da Praça XV sim, é todos os sábados.

Quanto a nos cruzarmos na Feira, eu sou brega (quadrado), Denise... Apesar de "veterano" (com idade de ser seu 'pai biológico", tenho o hábito de trajar sapato social preto, calça jeans (barra esfiapada) e camisa tipo social mangas compridas, às vezes curtas, e óculos ray-ban dependurado na camisa... Fácil de encontrar.
Outra solução, Denise, é o serviço de alto-falantes que tem lá. Vou anunciar assim: "ATENÇÃO DENISE SOLLAMI, POR FAVOR, COMPAREÇA À BARRACA QUE FICA EM FRENTE AO PRÉDIO DA TRIBUNA DA IMPRENSA. UM LACERDISTA LHE ESPERA" (risos).

Valeu, Denise.
Bom final de semana.

sábado, abril 14, 2007 5:20:00 PM  
Blogger Denise S. said...

Adelino, eu fui no primeiro sábado do mês, dia 07.

segunda-feira, abril 16, 2007 8:57:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Está certo, Denise, claro, você escreveu no dia 13, sexta-feira. Então só poderia estar se referindo ao sábado anterior, dia 7. Como eu li o seu comentário no sábado, 14, julguei que estivesse estado lá naquela dia.
Talvez o Almanaque do Globo Juvenil de 1947 não tenha ainda sido vendido, e eu esteja por lá. Maio, 5, 2007.
Aaabraços

segunda-feira, abril 16, 2007 10:44:00 PM  
Blogger Unknown said...

Grande Adelino ...
Não sei se está mais lendo os comentários aqui postados, haja vista já se passar tanto tempo ...
Hoje é 23/08/2008, um sábado no qual estamos nos preparando para o batisado de nosso netinho (o segundo ... nossa primeira netinha já está com 5 aninhos e é carioca de Botafogo!).
O que tem a ver isso com o seu blog ...
Bem, ocorre que tenho um Amigo recente aficcionado por filmes de bangue-bangue, ação, romance, capa e espada, suspense ... rs,rs
E também pelos nossos antigos Gibís ...
Adquiriu em sua puberdade, uma edição de um ALMANAQUE DO GLOBO JUVENIL MENSAL, de acordo com que ele "acha", do ano 1954!
Esta publicação era dedicada aos cowboys do cinema e tinha em sua capa, um Papai Noel vestido de cowboy, sentado como cocheiro de uma diligência!
Gostaria muitíssima de "repor" esta perda deste meu recente Amigo e estou contando com a sua ajuda para tentar localizar esta publicação!
Antecipadamente agradeço por seu auxilio e aproveito o ensejo para augurar-lhe e a todos aqueles que lhe são caros, os mais efusivos votos de toda a sorte do mundo e sempre sob a proteção do Ente Superior que rege nossos destinos por aqui.
Até de repente!

Hermes Israel Correia da Silva
hermesisrael@gmail.com ou
hermes.silva@consultant.volvo.com

sábado, agosto 23, 2008 11:28:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Hermes, somente hoje, 17-9-2008, estou lendo o seu comentário/solicitação. Ando muito por essas feirinhas e tentarei ver se consigo ter a sorte de atender ao seu pedido. Qualquer coisa mando um e-mail. Anotado.
Um grande abraço. Muito obrigado pelo seu prestígio.

quarta-feira, setembro 17, 2008 2:19:00 PM  
Blogger delto said...

camarada, meu tio(de 89 anos), tem uma fantástica coleção de quadrinhos, e almanaques, da época áurea, de 1932 até 1962, com Brucutu(Alley Oop), Flash Gordon, Principe Valente, Brick Bradford, Tarzan, e muitos outros... Mas, ele não deixa as pessoas ficarem lendo, com medo de estragar... Já este; [ http://rapaduradoeudes.blogspot.com/ ] é um blog magnifico de quadrinhos.

quinta-feira, dezembro 04, 2008 8:11:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Hermes.
Infelizmente não achei o Almanaque que você mencionou. Estão ficando cada vez mais difíceis, não somente porque mais antigos, mas pelo valor financeiro que estão dando a "antiguidades". Outro dia, numa dessas feirinhas tinham exposto alguns daqueles livrinhos de quadrinhos do Flash Gordon, Mutt e Jeff, Ferndinando, Dick Tracy e outros da década de 40. Mas apenas expostos. Não vendiam. Era só pra dar água na boca dos aficcionados...
Qualquer novidade lhe comunico. Obrigado por ter lido um post já não tão atual. Feliz Natal.

sexta-feira, dezembro 19, 2008 6:24:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Delto, anotei o blog dos quadrinhos. Somente hoje dei uma repassada nos posts.
A coleção de seu avô deve ser sensacional. E ele tem razão: não deve deixar ninguém que não goste de antiguidades manusear essas peças raras. Muitos querem ler como se fossem revistas atuais e acabam danificando as páginas, pois o papel vai ficando meio fraco.
Um abraço. Obrigado pela visita.

sexta-feira, dezembro 19, 2008 6:28:00 PM  
Blogger Vinicius said...

Ba tarde, e você ainda tem esse almanaque?

terça-feira, novembro 10, 2009 3:32:00 PM  
Blogger Unknown said...

Adelino,
Temos um Almanaque do Globo Juvenil 1942.
Contato: Deborahkjaer@hotmail.com

quinta-feira, maio 06, 2010 11:34:00 AM  
Anonymous Hermes I C da Silva said...

Grande Adelino!

Está se tornando 'sintomático'... rs
Só há comunicação por aqui, de ano para ano ...
Estamos em maio/2010 e lhe escreví pela primeira vez em 23/08/2008 ...
Agradeço muitíssimo pelo seu empenho em procurar por minha encomenda, mesmo sem ter obtido êxito nesta sua procura.
No entanto, veja você que conseguí o 'procurado' almanaque com um 'distribuidor' locado em Lauzanne Paulista, bairro de São Paulo. Quando entreguei o exemplar para o Amigo ORIPES, de Pederneiras (para mim, PederVana = Cidade de Pederneiras, da jovem e simpática Prefeita-PV Ivana) percebí claramente a emoção que se apossou do 'jovem' e é isso que faz com que nos vivamos e passemos por aqui, não é mesmo?
Aproveito o ensejo para convidá-lo e a todos aqueles que gostam de algumas boas leituras (não são HQ, infelizmente... rs,rs), para que visitem o portal www.recantodasletras.com.br e principalmente o meu 'cantinho' por lá. Para tanto, repasso o enderêço para acesso que é o http://recantodasletras.uol.com.br/autor.php?id=62507

Se puder (e quiser...) dê uma passadinha por lá e, se gostar, também convide os Amigos para darem sua passadinha por lá.
Antecipadamente agradeço 'duplamente' ... rsrs

Tudo de bom SEMPRE, fiquem com Deus SEMPRE e,
até de repente!

domingo, maio 30, 2010 7:20:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Não sei se seria pedir demais...
porque não escanear e disponbilizar
neste mesmo site?
você estaria contribuindo para
a preservação dessa raridade.
abraços
jo[an[co

sábado, dezembro 14, 2013 11:34:00 AM  
Blogger Adelino P. Silva said...

Vinicius, não sei se a minha resposta ainda tem algum interesse, mas tenho sim o Almanaque. Tem um valor sentimental grande, ainda que não seja o mesmo que li quando criancinha...
Um abraço

sexta-feira, fevereiro 27, 2015 9:39:00 PM  
Blogger Adelino P. Silva said...

Deborah, conserve-o com carinho. Trata-se de uma raridade. Ele tem valor e preço. Preço para quem pretende comercializá-lo. Valor para os que o mantém como lembrança dos bons tempos dos quadrinhos da década de 1940...
Um abraço

sexta-feira, fevereiro 27, 2015 9:43:00 PM  
Blogger Adelino P. Silva said...

Olá, Hermes. Como você disse é "sintomático"... Você apareceu por aqui em 2008 e depois em 2010... E agora, em 2015, cá estou novamente, e desta vez com a promessa de não demorar mais tanto tempo. Já visitei e visito o "Recanto das Letras". E recomendo. Ótimo. Fiquei feliz que tenha encontrado o que procurava, e assim proporcionado momentos de ótimas emoções à pessoa querida.
Um grande abraço.

sexta-feira, fevereiro 27, 2015 9:50:00 PM  
Blogger Adelino P. Silva said...

Meu caro Anônimo (Jo/An/Co), a sua idéia é boa, mas creio que tecnicamente seria quase impossível disponibilizá-lo. Felizmente temos bons colecionadores que preservam com carinho essas raridades.
Certa vez sugeri a uma grande editora (hoje extinta) que disponibilizasse em fac-simile as peças mais raras de seu Museu de História em Quadrinhos, mas o custo seria muito elevado, pois na ocasião os meios gráficos não estavam ainda tão desenvolvidos.
Um grande abraço.

sexta-feira, fevereiro 27, 2015 9:56:00 PM  

Postar um comentário

<< Home