05 junho 2008

REVISTAS DO "MEU TEMPO" - 4

----------------------------------------------------------------------------------
Apesar de não ser tanto assim do "meu tempo", apresentamos mais uma revista dedicada ao cinema: CINE-MUNDIAL, (Revista mensal ilustrada, de julho de 1936), editada e impressa na Fifth Avenue, New York, USA, com representantes autorizados na Argentina, Brasil, Cuba, México e Espanha. O exemplar mostrado no post está em castelhano e traz na capa um desenho a cores da bela atriz Jean Muir. Nas páginas internas, lá como cá, propagandas como:

1 - Presentamos a Ud. un nuevo producto de la Casa Bayer: TÓNICO BAYER;
2 - Su tono es tan perfecto que me dí cuenta de que era un PHILCO (o rádio);
3 - De tal padre tal hijo - pregunte a quien tenga uno PACKARD "120" (O carro);
4 - La magica Parker Vacumatic... imitada pero jamás igualada (a caneta Parker);
5 - La mujer "chic" solo usa Cutex (O esmalte para unhas);
6 - Cuando las manos se juntam El corazón lo refleja: CREMA de miel e almendras HINS (Creme de beleza);

E tem mais: fotos de Jean Harlow, Mae West, la "rubísima" Toby Wing, Jean Parker, Jean Rogers (que seria a Dale Arden, do Flash Gordon), Betty Furness, George Brent e tantos outros. Enfim, cinema puro...
---------------------------------------------------------------------------------
(Capa da revista original escaneada por Aps)
---------------------------------------------------------------------------------


47 Comments:

Blogger sonia a. mascaro said...

Não conhecia essa revista... deve ser interessante mesmo ver os anúncios daquela época!

Obrigada pela visita e elogio às minhas árvores! Bom final de semana e beijos para você e para a Claudia!

sábado, junho 07, 2008 6:25:00 PM  
Blogger Unknown said...

Nossa, de onde saiu esta raridade? rsrsrs...
Eu acho importante preservar a memória de todas as maneiras possiveis e o teu blog tem feito isto, parabéns.
Bom fim de semana, fica com Deus.
Beijos :)

sábado, junho 07, 2008 6:47:00 PM  
Blogger Maria Augusta said...

Adelino, que preciosidades você está nos mostrando, muito obrigada. E é interessante também ver estes anúncios publicitários da época.
Abraços e bom domingo.

domingo, junho 08, 2008 4:37:00 AM  
Blogger Aninha Pontes said...

De alguns anúncios, volta a lembrança de alguns produtos, caneta parker, e esmalte cutex por exemplo, sem contar com Philco que ainda vemos ainda hoje por aí.
Uma ótima semana.
Um beijo

domingo, junho 08, 2008 7:13:00 AM  
Blogger Vivien Morgato : said...

Eu já me emocionei muito, pesquisando: ler algo que já foi escrito há algumas décadas, folhear aquela vida toda, é totalmente mágico.
LInda capa.

domingo, junho 08, 2008 10:05:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Anúncios não, Sonia, reclames... (Bricadeira).
Eu não consegui descobrir se a CINE-MUNDIAL era da Espanha, Argentina, México... Não tinha nenhuma indicação. Mesmo assim, pela magnífica ilustração da capa, mereceu entrar nas revistas de "meu tempo", embora não seja, frise-se com ênfase, não é, Eduardo, que não é do meu tempo não...
Muito obrigado, Sonia, cada post do Leaves é um show de bom gosto.
Claudia e eu agradecemos e retribuimos seu carinho.

segunda-feira, junho 09, 2008 7:32:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Obrigado, Jeanne. Tenho alguns exemplares da CINE-MUNDIAL. Andei pesquisando, mas me parece que ela era editada/preparada nos USA, mais precisamente em Nova York, e distribuída em lingua espanhola para o resto do mundo.
Obrigado sempre, Jeanne, fique com Deus também.

segunda-feira, junho 09, 2008 7:35:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Maria Augusta, por vezes o difícil é escolher a melhor delas, ou seja, dos exemplares que tenho no meu acervo. É uma pena que eu não possa mostrar páginas internas porque o escaneamento exige que se dobre as revistas, e isso não é nada bom para a conservação delas.
Outras preciosidades virão. Aguarde.
Um abraço, e obrigado. Ótima semana.

segunda-feira, junho 09, 2008 7:39:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Você disse bem, Aninha: "anúncios". O mais curioso nos "reclames" era o palavreado que usavam. E alguns tinham textos enormes, enaltecendo as propriedades milagrosas dos produtos.
Beijo, e uma ótima semana para você e Valter.

segunda-feira, junho 09, 2008 7:43:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Você disse bem, Vivien. Ler "ao vivo" hoje o que foi escrito há muitas décadas, naquele linguajar original, no clima da época é algo delicioso. Outro dia estava folheando uma revista de 1939, sobre Economia, cuja capa era bastante interessante. Talvez até seja o próximo post. Mas como dizia, os problemas eram os mesmos de hoje: perigo de retorno da inflação, recessão, corrupção, ruas esburacadas etc. etc. E falavam da Amazônia como um paraíso inalcançável, intocado, rigorosamente nosso.
Um abraço. Boa semana para você.

segunda-feira, junho 09, 2008 7:52:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Essa não é do meu tempo,mas que bela capa!
Querido amigo, volto devagar para brincar, te espero lá.
dias lindos
beijos

segunda-feira, junho 09, 2008 7:55:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Quridissimo Adelino
Que linda! Sem retoques, sem cirurgias Hoje a Tecnologia e a Ciencia têm sido indispensáveis para muitas mulheres.
Veja nossa misses. Não são mais "originais". Tem sempre a contribuição de um bom cirurgiao ou um programa de photshop para disfarçar as imperfeições.
Bjs no coração

terça-feira, junho 10, 2008 4:46:00 PM  
Blogger vivendo said...

Querido Adelino!!Passei para te dar um abraço!!Bonita a moça!!Falando em beleza vc mudou a foto do perfil, tá com um jeito assim de galã de revista, com todo respeito!!beijo amigo e até mais, Vivi

quarta-feira, junho 11, 2008 12:31:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Márcia, você estava fazendo falta. Estive lá no Brincando com Palavras. Parecia algo impossível, mas você conseguiu fazê-lo mais bonito ainda. Parabéns.
Beijos

quarta-feira, junho 11, 2008 12:49:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bete, muitas mulheres lançam mão dos recursos modernos da cirurgia plástica até por necessidade mesmo. Outras, por simples vaidade. E tem até - em minha opinião - muitos casos de "celebridades" (ou não) femininas que eram bonitas antes, e não depois.
A capa da revista do post é muito bonita, entre tantas, motivo da dúvida na hora de escolher a melhor delas.
Beijos

quarta-feira, junho 11, 2008 1:02:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Viviane, quanta gentileza sua.
A foto ("chapa") minha, conforme expliquei no "meu perfil", foi clicada (antigamente, "batida") no "ínício do século passado"...
Tudo bem, já que o espírito do blog é um pouco de nostalgia.
O nosso caro EDUARDO fez uma caricatura da foto anterior, o que foi para mim uma grande honra, mas lançou-me um "desafio", uma espécie de "Adelino, mostra a sua cara atual, devemos enfrentar a realidade etc etc"... Aceitei o desafio, mas ainda não encontrei nos meus arquivos uma foto mais modernosa... Virá breve.
Obrigado, beijos.

quarta-feira, junho 11, 2008 1:13:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Querida amigo Adelino,

Saudade de vir aqui, saudades de você!
Tudo bem?
Desejo que sim, aqui vai indo tudo bem, correndo como sempre, em um vendaval de mudanças, rs...
Mas estou bem, graças a Deus!

Interessante, gosto de revistas antigas, nunca tinha ouvido falar dessa, se pudesse, tendo espaço, gostaria de colecionar coisas assim, é uma pena que étão difícil conseguir cuidar de uma coleção dessas.
Obrigada pela visita, ah, e tem post novo!
Beijo cainhoso, Cris

quarta-feira, junho 11, 2008 6:09:00 PM  
Blogger Luci Lacey said...

Adelino

As mulheres antigamente, eram realmente bonitas e naturais.

Nada de fotoshop, silicones.

Beijinhos

quarta-feira, junho 11, 2008 8:43:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Tudo bem, Cristiane. Visitei o Fragmentos e gostei muito da história sobre a origem do DIA DOS NAMORADOS. Como sempre aprendemos muito com as suas aulas.
Beijos, obrigado por suas palavras sempre gentís.

quinta-feira, junho 12, 2008 11:36:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

É, Luci, não havia os recursos de hoje. Era fundamental ter também muito talento, caso contrário, teriam carreiras mais curtas do que o esperado.
Obrigado. Um beijo

quinta-feira, junho 12, 2008 11:39:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Adelino, é muito bom chegar aqui no seu cantinho e conhecer tantas coisas novas pra mim. Novas e interessantes.
Já te falei que gosto de seus textos, né? Acho informativos e agradabilíssimos. Qualquer dia eu "roubo" um (com sua autorização e créditos, claro) pra colocar lá no nosso Releituras. Vai enriquecer por demais aquele cantinho.
Obrigada por compartilhar.
Um beijo!!

sexta-feira, junho 13, 2008 12:58:00 AM  
Blogger Aninha Pontes said...

Adelino, mudou a foto do perfil?
Vamos avisar o Eduardo que tem masi material prá ele aqui.
Um beijo, e um ótimo final de semana.

sexta-feira, junho 13, 2008 7:00:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Oops, tenho uma Parker Vacumatic, mas não foi comprada por causa do anúncio dessa revista, eh, eh.
( e duas Parker 51 ... modesta coleção )

sexta-feira, junho 13, 2008 11:33:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Adelino,
as capas eram tão simples, né! Sem os apelos e notícias bombásticas para fazer o leitor comprar. Hoje com a concorrência sem limites as capas tem de um tudo ...
Beijos!

sexta-feira, junho 13, 2008 4:27:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Taty, ficarei muito lisonjeado se algum dia aproveitar alguma coisa que posto por aqui. Fique à vontade. Tenho admitido intervalos grandes entre um e outro post por causa de outros afazeres no momento, mas sempre encontro um oportunidade de comparecer aos blogs dos amigos.
Muito obrigado.
Um beijo. Bom final de semana.

sexta-feira, junho 13, 2008 5:27:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pois então, Ana, troquei a foto para confundir mais ainda o Eduardo. Ele, lá do Velho Continente, vem me cobrando uma atualização no perfil...
Eu perdi fotos minhas mais modernas, mas virá alguma por aí.
Um beijo, Ana, e um ótimo final de semana vocês todos.

sexta-feira, junho 13, 2008 5:32:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Peri, nós já falamos uma vez sobre as antigas Parker. Eu tenho uma 51, sei que está guardada em algum lugar, mas não sei onde. Trabalhou muito escriturando Diário, Razão, Borrador, Contas a Pagar. Escreveu "missivas" românticas e não românticas (cartas de adeus, de até breve e de estou indo), preencheu cheques, fez provas escritas, vestibulares, etc etc. Até que um dia a minha assinatura feita com ela, não foi aceita, porque confundiram a tinta Parker Quink azul com a de uma reles hidrocor... Pediu baixa, aposentou por tempo de serviço... Quando eu a encontrar certamente vai merecer um post, uma homenagem pelos bons serviços prestados...
Um grande abraço, Peri. Ótimo final de semana.

sexta-feira, junho 13, 2008 5:53:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Boa observação, Eugênia, as capas eram simples. As imagens até se sobrepunham ao nome da revista. Hoje, aproveitam qualquer cantinho para propaganda, inclusive. É o progresso.
Aliás, Eugênia, não sei se já contei que numa certa época (décadas de 70/80) eu comecei a colecionar revistas n.1 (ano I, n. 1 mesmo). Fiquei admirado de ver a grande quantidade de publicações que mal passava - quando passava -, do número 1. Às vezes nem saíam do número zero, aquele de "balão de ensaio".
Beijos. Bom fim de semana. Obrigado.

sexta-feira, junho 13, 2008 6:04:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Adelino
Uso tinta Waterman ou Sheaffer,cor Havana ( é um sépia ), causa admiração para quem vê ... quando uso, só de vez em quando ...

para o dia-a-dia, dependendo da inspiração, vou com minhas Lamy de penas largas, caligráficas.

abraço, bom domingo.

sábado, junho 14, 2008 8:21:00 PM  
Blogger vivendo said...

Agora que eu tenho internet rápida passei para te desejar um ótimo dia!beijo, Vivi e muita acerola pra gente!

domingo, junho 15, 2008 10:36:00 AM  
Blogger Só- Poesias e outros itens said...

Adelino, como vítima do varal do nosso amigo Eduardo, há uma extensão de ser a vítima da sexta no Foto-grafias.

Adorei conhecer o seu blog, que como sempre, mérito do Varal em nos fazer esse intercâmbio.

bjs.

JU Gioi

domingo, junho 15, 2008 2:47:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Peri, tive uma caneta Sheaffer, mas usava tinta Parker Quink mesmo. Não sabia da tinta Sheaffer.
Eu só usava as tintas de cores azul ou preta.
Grande abraço.

segunda-feira, junho 16, 2008 10:31:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Valeu, Viviane. Conexão rápida é uma maravilha. Espero agora te ver mais vezes por aqui.
Beijos. Ótima semana.

PS - Estou devendo posts em virtude de uns afazeres urgentes, mas estou procurando comentar "em dia" nos blogs amigos. Acho que nunca "produzi" tão pouco...
Bjs

segunda-feira, junho 16, 2008 10:38:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ju Gioli, fui lá dar uma olhada, maravilhoso... Quanta honra, primeiro o Eduardo, depois você.
Aproveitei e vi todos os outros. Gostei. Muito obrigado.
Beijos, e ótima semana.

segunda-feira, junho 16, 2008 10:41:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Adelino,

a nossa amiga Jugioli já voltou da viagem e postou sua CARICA no blog FOTO-GRAFIA. Vale a pena conferir:
http://foto-grafias06.blogspot.com/

Abraços

segunda-feira, junho 16, 2008 1:39:00 PM  
Blogger Ví Leardi said...

Este comentário foi removido pelo autor.

terça-feira, junho 17, 2008 9:30:00 AM  
Blogger Ví Leardi said...

Adelino tenho loucura por filmes antigos e biografias destas mulheres maravilhosas e por vezes tão infelizes,embora de tanta beleza...
Obrigada pela vista em minha ausência...
Abraços Vi

terça-feira, junho 17, 2008 9:32:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Eduardo, gostei bastante. Inclusive linkei o blog da JuGiolio, que é ótimo. Grande abraço

terça-feira, junho 17, 2008 7:25:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Vi, estou devendo post novos, mas breve virão. Enquanto isso visito amigos.
Abraços

terça-feira, junho 17, 2008 7:27:00 PM  
Blogger Aninha Pontes said...

Tudo bem meu amigo?
Um beijo

quarta-feira, junho 18, 2008 7:53:00 AM  
Blogger O Pedinte said...

Por favor, visite o meu blog. Há uma razão especial para isso. Obrigado.

quarta-feira, junho 18, 2008 4:37:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ola
Estou sentido sua falta.
Tudo bem?
Bjs

quinta-feira, junho 19, 2008 2:58:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Obrigada pela visita.
Vc é sempre bem vindo e muito enriquece o Interagindo com seus comentário.
Bjs

sexta-feira, junho 20, 2008 1:47:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Tudo bem, Aninha.
Um beijo para você e os "meninos" e um abraço para o Valter.

sexta-feira, junho 20, 2008 7:33:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Vou lá ver o seu blog, Pedinte. Talvez você não tenha muitos contribuintes, mas certamente terá a solidariedade de muitos blogueiros. Melhores dias, e boa sorte.
Um abraço

sexta-feira, junho 20, 2008 7:54:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bete, ainda bem que sentem a nossa falta, não é? Já estou de volta, as ocupações foram muitas. O seu blog está ótimo.
Beijos

sexta-feira, junho 20, 2008 7:55:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bete, quando os temas são bons como aqueles, ninguém resiste a um bom comentário...
Beijos, e ótimo final de semana.

sexta-feira, junho 20, 2008 7:57:00 PM  

Postar um comentário

<< Home