25 maio 2008

ALIDA VALLI

----------------------------------------------------------------------------------
Alida Valli, nome verdadeiro Alida Maria Laura von Altenburger, nasceu em 31/05/1921 em Pola (Itália), atual Pula (Croácia). Filha de um jornalista austríaco, bonita, aos 15 anos, após curto aprendizado, iniciou sua carreira no cinema europeu, popularizando-se no início dos anos 1940. Recusou-se a fazer filmes para o regime fascista italiano, por isso refugiou-se para escapar de um seqüestro ou mesmo de uma execução (ironicamente, em 1945, sua mãe seria morta por militantes anti-fascistas).
Terminada a II Guerra Mundial, Alida e seu então marido, o compositor Oscar Mejo, com o qual teve dois filhos, foram para Hollywood a convite de David O. Selznick. Estrelou Miracle of the Bells, mas seu primeiro grande sucesso foi em 1947 no papel de uma mulher acusada de assassinato, no filme The Paradise Case, direção de Alfred Hitchcok.
Em 1949 destacou-se pela sua notável interpretação da personagem Anna Schmidt no filme The Third Man. Em 1954, teve seu nome envolvido em escândalos entre celebridades italianas. O fato viria, mais tarde, servir de inspiração para o filme La Dolce Vitta, de Fellini, mas neste mesmo ano fez um retumbante sucesso por sua atuação no filme Senso, de Luchino Visconti, ambientado em meados de 1800. Alida interpretava uma condessa que mantinha um romance proibido com um oficial do exército austríaco.
Em 2007, Valli recebeu homenagem póstuma especial durante a 79th Annual Academy Awards(TV). Alida faleceu em casa no dia 22/04/2006, aos 85 anos de idade, sendo sepultada em Roma. Na ocasião, o presidente da Itália declarou: “A morte de Alida Valli representa uma grande perda para o cinema, o teatro e a cultura italiana."
Gregory Peck, com quem atuou em 1945, tinha dela a seguinte impressão: “Alida não era apenas elegante e de formas perfeitas: seus olhos emitiam irresistíveis lampejos de amor.”
----------------------------------------------------------------------------------
Fontes: diversas
----------------------------------------------------------------------------------

32 Comments:

Blogger  said...

Este comentário foi removido pelo autor.

segunda-feira, maio 26, 2008  
Blogger  said...

Adelino ,
sou uma apaixonada por cinema..morei na Itália por5 anos e muitas das artistas italianas se tranformaram em ídolos para mim....Virna Lisi Mônica Vitti,Valentina Cortes Alida Valli e tantas mais..por coincidência acabei de comprar Senso o revi depois de tantos anos...a intrepretação de Alida será sempre uma maravilha ...mas o filme em si parece ter "envelhecido" assim com La dolce Vita, que também revi há pouco...porque será? Talvez o nosso olhar que já não é o mesmo,ou as técnicas de direção e fotografia, etc ...que mudaram?
São porém exceções...teem clássicos que serão sempre indestrutiveis...ótimo post ...beijo

segunda-feira, maio 26, 2008  
Anonymous Jeanne said...

Gosto de filmes antigos, os que não vi na época (já que sou antiga também,rsrsrs...)procuro ver depois, mas esta artista não conheci, parece muito linda.
Ótima semana pra ti, beijos

segunda-feira, maio 26, 2008  
OpenID universodesconexo said...

E da-lhe nostalgia !!!

Belo texto nos lembrando Alida Valli.

beijos
Lys

segunda-feira, maio 26, 2008  
Anonymous Adelino said...

Vi, a sua observação foi curiosa e verdadeira. Os filmes que em tempos outros vimos com tanto entusiasmo, e que hoje revemos, parecem-nos mais ingênuos, os atores um pouco mais teatrais, embora a beleza das atrizes permaneça a mesma ou até mais intensa.
A Alida Valli era tão bonita que ficou difícil escolher uma de suas melhores imagens. As atrizes italianas tinham um "charm", um "it" diferente, por exemplo: Marisa Allasio, Claudia Cardinale, Marisa Pavan, Pier angeli (irmão da Marisa). Gina Lollobrigida era tão bonita que não tinha nem graça...
E que coincidência você ver o filme Senso justamente nos dias em que mencionei no blog.
Beijos, e ótima semana para você.

segunda-feira, maio 26, 2008  
Anonymous Adelino said...

Jeanne, eu tinha, no tempo do VHS, o hábito de gravar os filmes antigos, do meu tempo. Certa vez, gravei, por exemplo, o CASABLANCA em três versões: em PB legendado, PB dublado, e "colorizado". A moda de colorizar filmes não foi adiante, porque os fans preferiam vê-los no original... Mas CASABLANCA colorizado ficou maravilhoso. Depois acabei ganhando de presente o mesmo filme em DVD. Os filmes de Fred Astaire-Ginger Rogers tornaram-se inesquecíveis. E sem falar no conhecidíssimo Singing in the Rain, que gravei em VHS na véspera do Natal de 1986, mas hoje está em DVD, com entrevistas, making of etc.
Beijos

PS - O seu blog está ótimo. É um oásis num deserto de dias mais agitados.
Bjs

segunda-feira, maio 26, 2008  
Anonymous Adelino said...

Lys, que coisa mais agradável ver você por aqui. Hoje vi uma matéria no Caderno de Informática do Globo e me lembrei logo de você. Tem a imagem do globo terrestre com centenas ou milhares de satélites, pedaços de satélites, ogivas etc orbitando o nosso espaço. Só você para dizer se aquilo é verdadeiro ou não. Procure ver. Pensei até em fazer um post. Talvez o faça, sob o ponto de vista de um leigo.
Gostou da Alida Valli?
Não é do seu tempo, eu sei, mas para pessoas cultas como você não tem essa de época e tempo, antigo ou novo.
Beijos

segunda-feira, maio 26, 2008  
Blogger Aninha Pontes said...

E ela é linda não Adelino.
Aqui nos informamos, aqui aprendemos muito sobre cinema.
Um beijo

segunda-feira, maio 26, 2008  
Blogger Maria Augusta said...

Adelino, não sou uma grande cinéfila, não conhecia Alida Valli, que bom descobri-la aqui no teu blog. Realmente pelas fotos é muito bonita, e que vida movimentada!
Obrigada pela descoberta e um grande abraço para você.

terça-feira, maio 27, 2008  
Blogger Lia Drumond said...

Uh, gostei do texto! Ela relamente era linda. Bjs e boa semana!

terça-feira, maio 27, 2008  
Anonymous Taty said...

Adelino, sua visita no meu cantinho é sempre muito bem-vinda mesmo. Não sinta-se o Bolinha no Clube da Luluzinha não..rs.
Adoro passar aqui, aprendo muitas coisas interessantes. Inclusive, queria aproveitar e pedir autorização pra publicar um texto seu lá no Releituras, com os devidos créditos, é claro.
Um beijo!!

terça-feira, maio 27, 2008  
Blogger Sonia A. Mascaro said...

Gosto muito de rever alguns filmes chamados hoje de clássicos... muitos deles, como falou a Ví envelheceram, mas mesmo assim vale a pena ver novamente pois eles refletem uma época.
Abraços!

quarta-feira, maio 28, 2008  
Anonymous Bete said...

Sempre que possível estarei por aqui, prestigiando esses textos que são interessantíssimos!!!!
Bjs no coração

quarta-feira, maio 28, 2008  
Blogger NANDO DAMÁZIO said...

Oi, Adelino, tudo bem ??
Vim conhecer seu blog e estou convidando o pessoal para participar da Blogagem Coletiva Contra o Tabagismo, que acontecerá neste sábado, 31 de maio, que é o Dia Mundial Sem Tabaco ..
Caso queira participar, tem as informações no meu blog, o selo com o post está na coluna à direita. Caso não possa também não tem problema, mas desde já agradeço a atenção ..
Obrigado e independente da Blogagem espero que possamos manter contato, voltarei aqui mais vezes !!
Abraço, até mais !!

quarta-feira, maio 28, 2008  
Anonymous Adelino said...

Bondade sua, Ana.
A dificuldade foi escolher a melhor das imagens da Alida Valli. Não pretendo apresentar biografias, apenas dar uma ligeira idéia da vida dos atores, buscando detalhes pouco divulgados.
Um beijo

quinta-feira, maio 29, 2008  
Anonymous Adelino said...

Maria Augusta, já fui mais "vidrado" em cinema. Quando criança ouvia as pessoas adultas citando essas estrelas e astros famosos. A facilidade das pesquisas proporcionada pela Internet, foi uma maravilha para quem já gostava do assunto. Muitas vezes busco motivos para tanta fama de filmes e atores do passado mais remoto.
Obrigado pela presença assídua por aqui. Boa semana.
Abraços

quinta-feira, maio 29, 2008  
Anonymous Adelino said...

Lia, e olha que tive dificuldade ao escolher a melhor das imagens dela. A Alida Valli era realmente lindíssima, além de ótima atriz.
No seu comentário, entretanto, o que mais lisonjeou foi ter gostado do texto. É um desafio resumir tantas informações num espaço pequeno. Se ficar muito extenso, em se tratando de vidas "tão vividas" dessas personalidades, entedia.
Obrigado pela sua visita.
Boa semana. Bjs.

quinta-feira, maio 29, 2008  
Anonymous Adelino said...

Taty, como disse outro dia a nossa caríssima leitora Vivina: "autorização concedidíssima".
Pode publicar o que quiser. Será uma honra pra mim, claro.
Quanto ao "Bolinha", embora eu não seja gordinho como o querido personagem, quando vou lá ler os seus textos, entendo pouco, por isso opino quase nada, mas tudo bem. Vale a visita, não é?
Um beijo para você também.

quinta-feira, maio 29, 2008  
Blogger Yvonne said...

Adelino, adoro ler as suas preciosidades. Foi muito bom ter lido sobre essa ótima atriz.
Beijocas

quinta-feira, maio 29, 2008  
Anonymous Adelino said...

É assim, Sonia. Nossos pontos de vista, espírito crítico e conceitos mudam, não é? Mas não deixam de ser clássicos. E os efeitos especiais? Creio que nunca tenha visto um filme seriado antigo do Flash Gordon (não pelo menos naquela época). As naves espaciais que no meu tempo eu via como coisas maravilhosas, hoje são "copos de liquidificadores" tanto na forma quanto no barulho dos "motores" desse útil utensílio doméstico...
Um abraço, obrigado.

quinta-feira, maio 29, 2008  
Anonymous Adelino said...

Bete, muito obrigado mesmo.
Às vezes - comparando com outros como o seu - penso que este meu blog é um pouco dispersivo, mas a finalidade foi essa mesma: triviliades temperadas com vivência...
Beijos para você também, Bete. Obrigado.

quinta-feira, maio 29, 2008  
Anonymous Adelino said...

Nando, prazer em recebê-lo.
A causa é justa. Pode contar comigo. É esperançoso quando nos deparamos com jovens como você engajado em causas tão nobres. Meus parabéns.Já salvei o selo da coletiva de 31/05/2008.
Grande abraço, e até mais.

quinta-feira, maio 29, 2008  
Anonymous Adelino said...

Yvonne, é impossível dizer-se tudo sobre esses astros em um espaço pequeno, mas tem-se uma idéia geral. E ficamos conhecendo um pouquinho de artistas que foram famosos.
Bjos.

quinta-feira, maio 29, 2008  
Anonymous DO said...

Confesso que a desconhecia,Adelino,mas achei muito interessante.

Grande abraço!!

quinta-feira, maio 29, 2008  
Anonymous Adelino said...

Realmente, poucos a conheciam, Do. Mas foi das mais bonitas e talentosas atrizes do cinema mundial.
Grande abraço. Obrigado.

quinta-feira, maio 29, 2008  
Blogger Eduardo P.L. said...

Adelino,

mesmo estando aqui na cidade do PORTO estou de OLHO no seu blog e nas suas ótimas postagens sobre cinema e seus protagonistas...
Recomendo mUITO cuidado às QUINTAS!

rsrsrs....

Forte abraço,

sexta-feira, maio 30, 2008  
Anonymous Adelino said...

EDUARDO, boa estada aí nas terras lusitanas. O meu blog agora "atravessou definitivamente as fronteiras desses "imensos brazís e foi parar em boas terras d´além mar"... // Estou pensando em mudar aquela foto minha dos "primórdios do século passado", já de olho nas suas famosas "victmas das quintas-feiras"...
Eduardo, um grande abraço. Ótimo final de semana.

sexta-feira, maio 30, 2008  
Blogger Betinha said...

Como é bom ler o seu blog mocinho... Já sou inteiramente viciada nele. "Bração"

sexta-feira, maio 30, 2008  
Anonymous Adelino said...

Elizabeth, como é bom saber que existem pessoas com paciência para ler o que escrevemos. Eu também estou sempre vendo os seus posts sempre criativos, recheados de imagens e fotos bonitas. E textos também. Obrigado. Tenha um ótimo final de semana.
Abraços.

sexta-feira, maio 30, 2008  
Blogger Luci Lacey said...

Ai Adelino

Adoro vir aqui e aprender mais e me deliciar com seus posts.

E como Alida era linda.

Beijinhos e bom final de semana.

sábado, maio 31, 2008  
Anonymous Adelino said...

Muito linda, Luci, beleza que não se vê mais nas telinhas e telonas...
Beijos, ótima semana.

sábado, junho 07, 2008  
Anonymous Michael Carvalho Silva said...

Alida Valli foi uma das mais lindas, talentosas e ilustres atrizes italianas de todos os tempos. Eu me arrisco a dizer que Alida era a Heddy Lamar italiana. Inclusive eu gostaria de dizer que a nossa querida atriz brasileira Regina Braga que sempre foi muito bonita e também uma ótima atriz é muito parecida fisicamente com a própria Alida Valli pois ambas tem os mesmos lindos e luminosos olhos verdes e a mesma beleza elegante e aristocrática de traços finos meigos e delicados além de também serem duas excelentes e renomadas atrizes profissionais. Me lembro da doce Alida em duas clássicas produções dos anos setenta, "O Anticristo" com a belíssima e talentosa musa italiana Carla Gravina que eu nunca pude assistir inteiro e "A Freira Assassina" com a veterana e saudosa estrela sueca Anita Ekberg.

quinta-feira, agosto 13, 2015  

Postar um comentário

<< Home