09 agosto 2007

QUADRINHOS E A ONDA NOSTÁLGICA DE 70


----------------------------------------------------------------------------------
No início da década de 1970 o mundo foi varrido por uma onda de nostalgia. Era nostalgia de tudo e em tudo: cinema, artes em geral, modas e costumes. Todos com saudades do passado, até mesmo os que não o tinham. Reeditavam grande número de quadrinhos das décadas de 30 e 40. Cinemas e TV´s levavam filmes antigos como “Casablanca”, cujo original filmado em preto e branco teve até uma versão colorizada apesar dos protestos dos mais conservadores.

Os quadrinhos ganharam muito com essa nova onda. Em 1974 a Ebal (Editora Brasil-América Ltda), atualmente extinta, anunciou festivamente nos grandes jornais do país o lançamento da reedição do famoso álbum do Flash Gordon no Planeta Mongo, que tanto sucesso de vendagem alcançara quase quarenta anos antes. Mas os nostálgicos não deixavam passar nenhum detalhe, e diante dos protestos, a Editora teve de substituir a capa daquela reedição por uma sobrecapa idêntica à da edição original, embora ambas tivessem sido produzidas pelo mesmo grande desenhista brasileiro Monteiro Filho. Depois vieram outras reedições de sucesso: Príncipe Valente, de Harold Foster, The Spirit, de Will Eisner e tantos outros.

Os críticos assumiram uma posição curiosa: as histórias em quadrinhos, tão execradas no passado, “sub-literatura” proibida por pais, professores e religiosos transformaram-se em tema para “profundos estudos e análises sociológicas”, teses de mestrado e de doutorado. Quadrinistas mereceram livros e mais livros onde analisavam o estilo de cada um. Viam detalhes e intenções que os "leigos" não viam, apenas curtiam... No meu modo de entender nada mais fizeram do que justiça aos grandes artistas internacionais e até nacionais, porque somente pessoas desprovidas de um mínimo de sensibilidade não viam nos desenhos de Alex Raymond, Stan Lee, Harold Foster, Lee Falk, Will Eisner e tantos outros o mesmo talento artístico dos grandes mestres da pintura clássica mundial de todos os tempos.

----------------------------------------------------------------------------------
Imagem escaneada por Adelino.P. Silva
----------------------------------------------------------------------------------

8 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Adelino,
fui olhar meu exemplar do livrão, é o Flash Gordon nas Florestas de Mongo, edição de 79, 4º da série. Lindo.

sábado, agosto 11, 2007 7:56:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Peri, a EBAL (Editora Brasil-América Ltda) lançou 8 ou nove exemplares. Tenho todos, sendo que as minhas edições eram numeradas. Depois te dou o nome delas todas. A primeira foi FLASH GORDON NO PLANETA MONGO. Esta eu conheci na primeiríssima edição. As que surgiu em 1974 foi reedição, naquela famosa "onda de nostalgia", tanto que os almanaques e revistas reeditadas aparecia sempre ua tarja escrita "nostalgia".
Grande abraço
Adelino

PS - Peri, estou constatando uma coisa: postar coisas sobre HQ não dá Ibope...

domingo, agosto 12, 2007 12:31:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

PPeço desculpas mais uma vez pelos erros. Postar comentário está exigindo paciência. Não é descaso não.
Abraços

domingo, agosto 12, 2007 12:35:00 AM  
Blogger marilia said...

Eu amava o flsh gordon, e o perere... adorava ler luluzinha e o bolinha...
sou antiga ,mas declaro que amava revistas...
hoje, são poucas as que me atraem...
bjos

domingo, agosto 12, 2007 11:51:00 AM  
Blogger Moacy Cirne said...

Como você, também sou um admirador dos quadrinhos clássicos. Desde os tempos de Caicó (RN), nos anos 50. Um abraço.

segunda-feira, agosto 20, 2007 9:40:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Marilia, eu te prometi um Pererê. Procurá-lo-ei em toda a cidade.
Flash Gordon com a sua linda namorada Dale Arden são o máximo. Barin, Aura, Ming, Thun, lembra-se deles? Acho que não, você era menininha ainda. Sabia que tem os filmes do Flash Gordon daquela época?
Beijos

terça-feira, agosto 21, 2007 7:38:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Moacy, como eu disse lá no post da II Guerra, sinto muito honrado com a sua visita. Li muito os seus artigos comentando as HQ.
Eu e meu irmão éramos leitores assíduos do Gibi Mensal, do Globo Juvenil Mensal, do Guri,do Guri Cômico, do Lobinho, dos gibizinhos trisemanais e do Globo Juvenil também trisemenal.
Tenho todos os exemplares dos álbuns do Príncipe Valente e do Flash Gordon lançados pela EBAL.

O Flash Gordon no Planeta Mongo foi lançado no começo da década de 40, e relançado em 1974. E depois vieram as outras edições de outras aventuras.
Grande abraço, Moacy. Visite-nos sempre.
Vou linká-lo, com a sua permissão, ok?
Adelino



Você chegou a participar da Bienal de História em Quadrinhos que aconteceu aqui no Rio?

terça-feira, agosto 21, 2007 7:44:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Moacy e demais leitores, desculpem-me, mas o meu teclado está uma coisa terrível, motivo de tantos erros. E o visualizar não funciona.

terça-feira, agosto 21, 2007 7:48:00 PM  

Postar um comentário

<< Home