GETÚLIO VARGAS - 24/08/1954
----------------------------------------------------------------------------------
A revista MANCHETE n. 123, de 28/08/1954, portanto há 53 anos, assim iniciava a sua cobertura da trágica morte de Getúlio Vargas, às 8h:30 de 24/08 daquele mesmo ano:
"EPÍLOGO TRÁGICO DE UMA CARREIRA TRIUNFANTE - A carreira política do sr. Getúlio Vargas foi, por muitos títulos, singular. Depois de experimentado na vida pública, tendo passado pela governança de seu Estado, e pela pasta da Fazenda, atingiu a chefia do Executivo, trazido por um movimento revolucionário que continha os anseios de uma reforma. Daí para a frente, a carreira do sr. Getúlio Vargas foi uma cadeia de sucessos que lhe garantiram o primeiro plano na cena política nacional por mais de vinte anos. Sua presença - ninguém pode negar - marcou profundamente a vida deste país, que ele agora estarreceu com um gesto que desvenda tragicamente a sua face de homem, para tantos oculta por trás do homem público Getúlio Vargas."
----------------------------------------------------------------------------------
Criado entre udenistas, confesso que desde criança não nutria qualquer simpatia pelo chamado "pai dos pobres". Em casa todos votaram duas vezes no Brig. Eduardo Gomes. Mas pouco importa, a morte de Vargas - principalmente pela sua forma - sempre esteve acima de qualquer simpatia política. Tínhamos muito respeito pelo ser humano. E sentimos muito.
Agora, um conselho: se desejarem literalmente respirar esse episódio de nossa História, visitem o MUSEU DA REPÚBLICA (Palácio do Catete). Subam aquelas escadarias, caminhem pela sala da última reunião ministerial, cheguem até o quarto onde Vargas se matou. E se quiserem ainda poderão dar uma olhada no terraço, onde Alzira Vargas, sua filha, brincava de balanço segurando nas pontas das asas das águias de bronze, marca registrada do Catete; e ainda tem os alojamentos da sua famigerada guarda pessoal. Vale a pena. É emocionante. (Adelino P. Silva)
http://www.museudarepublica.org.br/
----------------------------------------------------------------------------------
Capa da revista Manchete escaneada por APS.
----------------------------------------------------------------------------------
23 Comments:
Em 54 eu tinha só 12 anos mas me lembro bem da época. Eu estudava na Escola Caetano de Campos na Praça da República (SP) e eram lá que aconteciam as manifestações. Interessante post! Me fez recordar daquela época...
Obrigada pelos elogios e também por enviar os links para a sua filha! Estou esperando para ver uma flor escaneada por você!
Abraços e um ótimo final de semana!
Adelino,
Interessante como funcionam as coisas. Se eu não tivesse acessado o teu blog, jamais saberia dessa data. Nem uma palavra na imprensa, telejornais, nada. Nemk o atualç ocupante do cargo que já foi do "Velhinho", populista como ele e até seu "exemplo", nada. Interessante, essa falta de memória, não?
Parabéns por estar sempre atento a números e datas históricas.
Bom final de semana,
Grande abraço
Sônia, esses fatos importantes sempre ficam gravados em nossas recordações. O interessante é que na ocasião não entendemos bem o que realmente ocorreu, mas quando mais maduros compreendemos tudo, inclusive por meio de leituras especializadas e depoimentos dos que estiveram por dentro dos acontecimentos. Tenho um livro autografado da Alzira Vargas (do Amaral Peixoto), chama-se "Getúlio Vargas, Meu Pai". Ela conta o que realmente se passou naquela noite/manhã trágica. E fala também de sua infância, de seu bom relacionamento com o pai.
Abraços e excelente final de semana.
Eu também acho muito estranho isso, Valter. Você sabe que cheguei a duvidar se hoje era realmente 24 de agosto, tal o pouco destaque que deram a um fato tão importante? Uma das coisas que me impressionam no suicídio do presidente Vargas foi o esmero com que escreveu aquela carta. Existem especulações de que ela não teria sido escrita por ele. Outro detalhe é aquele que os "getulistas" culpam Carlos Lacerda pelo suicídio, mas a coisa não ébem assim: Getúlio, segundo os pesquisadores/historiadores já tinha tendência suicida desde as Revoluções de 30/32.
Grande abraço, e obrigado pelos elogios.
Adelino, ainda bem que temos vc, como bem disse o bem né?
Eu nem sabia que era essa a data.
Bem, o pouco que sei é mesmo de literatura, porque eu ainda estava para chegar por aqui. Nasci em 54, mas só em dezembro.
Agora a história do museu é bem interessante, deve ser um ponto de conhecimento valiosíssimo.
Um bom final de semana.
Um beijo
Adelino, o Lula em discurso ontem citou a data. Ele se acha!!!
Abçs
Adelino, nasci em 1954 e sempre as pessoas me diziam que tinha sido o ano em que Martha Rocha não chegou a ser Miss Universo e o Vargas se matou. Ele entrou para a História do país por vias tortas, ou seja, cometendo o suicídio. Foi um péssimo presidente que até hoje é admirado. Beijocas
MORTE DO GETÚLIO - 1
A guarda do Palácio do Catete era feita por militares do Primeiro Batalhão de Polícia do Exército, que fica (ficava) na Rua Barão de Mesquita, no Rio.
Strix.
MORTE DO GETÚLIO - 2
O efetivo do batalhão era, em sua maioria, de catarinenses, gaúchos e paranaenses.
Todos selecionados a incorporarem naquela unidade pelo seu porte físico (quem tinha menos de 1.70 de altura, nem pensar).
Strix.
MORTE DO GETÚLIO -3
Em 1954 servia naquela unidade militar (como terceiro sargento) uma pessoa que uns dois anos depois vim a conhecer depois de dar baixa do Exército.
Strix.
Anna, e ainda tem mais surpresa para hoje, 25. É só dar uma olhadinha no post. O caso do Jânio Quadros foi um caso típico de aprovação quase unânime. Venceu, e depois que assumiu adotou algumas medidas que a gente ouvia e pensava que fosse gozação: proibiu maiôs um pouco mais ousados, acabou com brigas de galo e outras coisas estranhas.
Nós apenas nos lembramos da data, Anna. Os jornais da época e livros estão aí pra quem gosta do gênero. Que o Brasil é um país que insiste em não ter memória para certas coisas é fato mais do que evidente.
Beijos, Anna, e um bom final de semana para todos nós.
Adelino
Eduardo, tudo escritinho, já imaginou trocar as bolas? O Sérgio Porto ia reclamar lá de cima...
Por falar em Sérgio, Eduardo, o nosso Sérgio Cabral, governador, disse em discurso de improviso que Getúlio se suicidou com um tiro na cabeça... Mudam até a anatomia humana...
Grande abraço.
Adelino
MORTE DO GETÚLIO - 4
Veio morar na "minha cidade". Iniciou namoro com uma moça que tinha uma irmã mais nova.
Na época eu tinha um pequeno barco e o cara tanto fez que deu um jeito em me "aninhar" com a cunhada (feia prá dedéu), para podermos sair a "navegar".
Ele "navegava" com a namorada dele (que logo depois se tornou sua esposa) e eu dava meus "mergulhos" com a cunhada.
Strix.
Yvonne, a Martha Rocha perdeu por causa de duas polegadas a mais nos quadris... E logo nos quadris... Em 1954 o seu Flamengo era Bi-Campeão Carioca... O Corinhtians, Campeão Paulista depois de um jejum de muitos anos.
E a grande seleção de futebol da Hungria perdia da Alemanha a Copa do Mundo num resultado um tanto estranho.
Bjks
Adelino
E São Paulo era Quatrocentão...
Num desses passeios, já tendo mais confiança em mim, contou que, no fatídico dia 24 de agosto estava de serviço no Catete.
Ele, terceiro sargento, e não sei quantos praças, comandados por tenente.
Strix.
O comentário anterior é
MORTE DO GETÚLIO - 5
MORTE DO GETÚLIO -6
Toda essa ladainha só para dizer que o tal tenente, antes do "suicídio" do Getúlio, "abasteceu" os soldados da guarda com dois (2) litros de conhaque (Palhinha).
Evidente que o pessoal encheu a cara.
Quando anunciado o "suicídio" tava todo mundo "prá lá de Bagdá".
O mistério é qual a intenção do tenente de embebedar os soldados?
Mantê-los de "rabo preso" pelo o que eles (os soldados) víram?
Strix.
MORTE DO GETÚLIO -7
Meu amigo, depois de eu insistir e fazer perguntas, disse que só podia me contar essa passagem e nada mais falaria. E assim foi. Nada mais falou.
Strix.
Grande Strix, você também tem as suas memórias...
1 - O prédio da Barão de Mesquita continua lá, só não sei a denominação correta do que seja atualmente, mas é uma unidade militar. O tradicionalíssimo Colegio São José, dos Irmãos Maristas, na mesma rua, que ocupava uma construção centenária foi extinto. Preservaram a fachada, diante dos protestos dos moradores. É o progresso...
2 - É verdade, tanto que chamavam-no de "caterinas", por causa da estatura física. Mas a guarda pessoal era um pouco heterogênea.
3 - Quanto à história da irmã mais nova do amigo, vc deu azar: como dono do barco deveria ter mais privilégios do que os convidados... Mas no final, tudo certo.
Bom sábado, Strix, o seu depoimento foi ótimo. E deve ter muito mais.
Abraço
MORTE DO GETÚLIO -8
Muitos anos depois, em 1975, fui convidado ao aniversário de um colega de serviço.
Fui. Lá fui apresentado a um "alemãozão" de uns "tres" metros.
O aniversariante então disse que o fulano esteve de serviço no Catete no dia 24 de agosto. Pediu que eu "sangrasse" o barril de chope e saiu.
Strix. (continua outra hora)
Strix, desculpe-me, mas acho que atropelei o seu depoimento.
Tem mesmo certas coisas contadas nas Histórias oficiais que nunca saberemos extamente o que aconteceu.
Abraços
Adelino
Servi na PE em 54-mentira este negócio de tenente dar conhaque para soldados.A PE,em épocas normais,mandava 6 soldados, um cabo,um sargento e as vezes um tenente.Gurda de honra na escadaria,uniformede gala.24/agosto 54, os caminhões choque sairam de manhã, a toda,para o Catete,suicido de Getúlio.Era baixinho,fumava charuto, sorridenteUm dos maiores homens públicos do Brasil.
Ótimos depoimentos pessoais sobre o suicídio de Vargas. Gostei.
Postar um comentário
<< Home