REVISTAS DO "MEU TEMPO" - 7
-------------------------------------------------------------------------------
A revista de hoje (23,5 x 16cm), do meu acervo, divulga a temporada oficial de 1940 do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Na verdade, trata-se apenas de um folheto grampeado ao meio, sem numeração de páginas, ao todo trinta e duas. Evidentemente que não poderia faltar o patrocínio dos anunciantes, dentre os quais destacamos os seguintes mais sugestivos:
A revista de hoje (23,5 x 16cm), do meu acervo, divulga a temporada oficial de 1940 do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Na verdade, trata-se apenas de um folheto grampeado ao meio, sem numeração de páginas, ao todo trinta e duas. Evidentemente que não poderia faltar o patrocínio dos anunciantes, dentre os quais destacamos os seguintes mais sugestivos:
1 - MOVADO - Elegância e precisão (Relojoeiros Suissos Meister & Co.); 2 - PÓ DE ARROZ ANTHÉA (Roger & Gallet); 3 - A MELODIA (Venda de discos Victor, Columbia, Odeon, Decca e Pathé); 4 - ASO (Na cabeça - tintura para cabelos - 20 anos menos na aparência); 5 - RHEINGANTZ (Tapetes à mão - A mais antiga fábrica da América do Sul); 6 - CHI=NAMEL (Renova, brilha, limpa nutre e conserva qualquer invernisado); 7 - Cigarros HOLLYWOOD (Nesta platéa é prohibido fumar mesmo sendo um Hollywood); 8 - SEAGRAM´S V.O. CANADIAN (Whisky 10 years old); 9 - FLAME-GLO - baton (Todo o glamour de New York para os seus lábios).E mais: fotos dos artistas Efrem Kurtz e Franz Allers (regentes), Alexandra Danilova, Irina Baronova, Nini Theilade, Marina Franca, Lubov Roudenko, Milada Miladova (bailarinas).
E ainda um reclame do Cassino da Urca, que apresentava Tito Guizar, Maestro Canaro e... Carlos Machado e Sua Orquestra.
----------------------------------------------------------------------------------
Clique sobre as imagens para ampliá-las. Vale a pena.
----------------------------------------------------------------------------------
39 Comments:
Adelino, no Drops de hoje o Eduardo colocou alguns temas legais, passa lá!
Boa semana,
abraço forte
Adoro esses temas antigos!!!!!
bjs.
JU Gioli
Sempre que posso faço meu turismo por aqui... Abraços.
Adelino, que charme fou tem estas revistas e reclames antigos. Adoro passar aqui para vê-los, obrigada.
Abraços e um bom fim de semana.
Adelino, dessa vez não me lembrei de quase nenhum dos produtos dos reclames.
Só mesmo o hollywood, de resto, tudo estranho.
Mas seus posts continuam valendo a pena.
Um beijo
Adelino,
obrigada pela visita.
Bom final de semana!
Abs
Adelino,
primeiro agradecer o Valter, por ter te dado a dica!
Como não sei se foi ou não. aqui esta o link da postagem em sua homenagem:
http://dropsazulaniss.blogspot.com/2008/07/drops-nostalgico.html
Agradeço a visita ao Varal, e te respondo: claro que lembro do LAMBE-LAMBE! Aliás no interior do Brasil ainda tem uns herdeiros...
Forte abraço, e bom fim de semana!
Valter, obrigado pelo aviso. Muito legais mesmo. Vou até "linká-lo", porque eu estava apenas com o "Varal de Idéias".
Já comentei lá... E um comentário até que muito longo...
Grande abraço, Valter. Ótima semana.
JU Gioli, temas antigos sem fugir da atualidade. Isto é muito bom; ajuda-nos a entender um pouco o presente. Obrigado pela presença.
Beijo. Ótima semana.
Obrigado, Elizabeth, a sua presença é sempre bem-vinda e importante.
Abraços. Ótima semana para você.
É interessante, Maria Augusta, pelo menos assim acho, vincular a revista ao "reclame". Representam uma época. Tem "reclames" que mais parecem um testamento, um relatório, um depoimento...
Obrigado, abraços. Ótima semana.
Ana, acho que empatamos nessa. Só me lembrei dos cigarros Hollywood.
Talvez aí seja a questão do chamado "público-alvo". A turma que frequentava o Municipal, na época, era considerada elite, "gente bem", da "high-society", como diria mais tarde o saudoso Ibrahim Sued e Jacintho de Thormes...
Um beijo. Ótima semana para vocês.
Valeu, Eugênia, seu blog está ótimo.
Boa semana para você.
Abraços.
Muito interessante,ADELINO. Alias,vc tem umas verdadeiras preciosidades em seu acêrvo.
Abraços e otimo domingo!!
Eduardo, o Valter me avisou, mas eu estava com mudança física de local do meu PC e não vi. Mas tudo bem. Eu coloquei lá no Drops um comentário até que muito longo, mas modéstia à parte muito interessante. Linkei o DROPS e agora fui lá ver. "Pero", o ROBÔ, por engano, deletou tudo. É isso? Não recupera mais? Eu tinha comentado "reclame" por "reclame". Uma pena, se for verdade.
Independente disso, vou voltar lá para ler o Drops porque as matérias estão sensacionais, imperdíveis.
Obrigado mais uma vez, Eduardo, ótima semana.
Do, aprecio muito as suas opiniões e as enquetes sempre inteligentes. Obrigado pela presença. Ótima semana. Um abraço.
Realmente estou adorando essa série da memória da imprensa! Parabéns Adelino!
Você com sua série me deu uma boa idéia: vou escanear umas fotos de uma revista antiga, a Revista Feminina (SP) (1914-1936) que foi tema da minha Dissertação de Mestrado, na Escola de Comunicações e Artes da USP e fazer um post, com uma pequena tradução para que meus leitores estrangeiros possam entender.
Obrigadíssima pelo elogio às fotos da Represa Jurumirim! Fico contente por você escolher uma para seu papel de parede do PC. Só posso ficar orgulhosa!
Beijos para você e Claudia e um ótimo domingo!
Amigo,
quando puder, passe no meu blog. beijo. Vivi
Legal. Muitas pessoas e propagandas citadas, não lembro.
Lembrei do Carlos Machado, não era o pai da Djenane Machado?
Ótima semana, beijos
Sonia, quanta honra saber que esta minha modesta série de revistas antigas serviu de incentivo para você produzir um post. Aguardamos com ansiedade. Revista antiga é comigo mesmo. Pelo que entendi a Revista Feminina, tema da sua Dissertação de Mestrado na USP, circulou de 1914 a 1936, o que representa mesmo uma raridade.
E uma das fotos da Represa Jurumirim está aqui enfeitando o meu PC...
Um abraço, Sonia. Até mais.
Um beijo da Claudia.
Amiga Viviane, eu não aprecio muito esta palavra já tão batida, mas não encontro outra que expresse tão bem o que foi para mim a sua homenagem: GRATIFICANTE.
Gratificante foram o seu presente e suas palavras de incentivo; presentes da terra, da Natureza, com suas plantas e flores. Ganhei a semana, sem dúvida, e nem sei se mereço tanto. Muito obrigado.
Quanto ao seu pomar: o poejo eu não conheço, pelo menos com este nome, mas é bonito. Mostarda, roseira e carambola eu as conheço sim. E o que dizer da querida jabuticabeira? Quantas lembranças boas nos traz! Quando criança eu acordava cedinho para ir ao colégio, um frio cortante. Eu corria para o quintal na esperança de encontrar o sol, mas só via neblina e aquela sinfonia maravilhosa do zumbido das abelhas nas flores perfumadas das nossas jabuticabeiras. E mais tarde, já na primavera, nos galhos do pé de jabuticaba escolhíamos as melhores "forquilhas" (um Y quase perfeito) para nossos estilingues... Boas lembranças, Viviane. Como era bom ser criança, livre como passarinhos que voavam na mais completa liberdade.
Ia me esquecendo: parabéns pelas fotos.
Beijo.
4:26 PM
Amanhã dia 15 é dia de TERTÚLIA VIRTUAL. Contamos com sua participação.
abçs
VIVIANE, minhas desculpas. Eu tinha escrito este comentário no VIVENDO, e por engano coloquei-o aqui também. De qualquer forma, fica valendo, ok?
Beijos
Bem lembrado, Jeanne, o Carlos Machado era o pai da bonita Djenane Machado. E por falar em Teatro Municipal ele está completando hoje 99 anos.
Beijos, e ótima semana para você também.
Adelino, de onde você tira tanta coisa? Gostei de ler.
Beijocas saudosas
demaisssss!
Que coisa mais chique e sofisticada que é o conteudo do seu blog. Voltarei outras vezes.
Beijos,
Cam
Yvonne, gosto muito de revistas antigas, e às vezes encontra essas raridades em sebos da Praça XV, "Praça XIV" (sabe o que é?) e no Passeio Público nos domingos pela manhã. E na Feira mensal da Rua dos Lavradio, todo primeiro sábado de cada mês.
Beijos saudosos também.
PS - Em tempo: "Praça XIV", li numa reportagem de domingo passado, é como chamam aquela parte da feira que fica do lado direito se olhado na direção do mar...
Vivien, muito obrigado. Numa só palavra tantos elogios e incentivo.
Abraços
Cam, muito grato pelos seus elogios. Espero que compareça sempre seja nos lendo ou apenas comentando.
Beijo.
Adelino,
aqui o ritmo das postagens esta mais ou menos com a cara do material postado!!!! rsrsrs!Amarelado do tempo! Agora não tem a desculpa do Imposto de Renda! Eu também tenho boa memória! rsrsrs!
Forte abraço e tenha um BOM DOMINGO!
PS- Obrigado pelo link do Drops!
Toc..toc..toc..
Bom dia Adelino.
Tem alguém aí?
Está tudo bem?
Um beijo e bom domingo.
Adelino
Como vc tem reliquias.
Epocas de glamor, com mais reservas.
Gostaria de viver com a tecnologia de hoje, mas com o estilo de vida de antigamente, seria possivel?
Beijinhos e boa semana.
Pois é, meu caríssimo amigo Eduardo, reconheço que o ritmo das postagens anda fraquíssimo, pois estive ausente da cidade por uns dias. Retornei hoje de manhã prometendo colocar não somente "ordem na casa" como também intensificar a produção...
Grande abraço. Ótima semana.
Eduardo, veja só, apenas alguns dias e perdi a prática até de postar um comentário...
O Anônimo aí de cima sou eu mesmo: Adelino.
Agora tem gente sim, Aninha. Voltei... Estive aí pertinho de vocês: Santos. Somente por alguns dias visitando parentes. Muito sol, gente muito querida, hospitaleira, lindíssima cidade que conheço desde 1950, e que me traz muitas recordações agradáveis. E assim é em toda a Região. Da próxima pretendo ir aí ver se o Valter já providenciou ou continua protelando a repintura do portão...
Um beijo, Ana. Ótima semana.
"...Gostaria de viver com a tecnologia de hoje, mas com o estilo de vida de antigamente, seria possivel?..." (LUCY LACEY)
Penso exatamente igual a você, Luci. Seria possível? Creio que não.
Beijos. Ótima semana.
Puxa Adelino, tão pertinho e nem veio nos ver?
Só está perdoado porque já prometeu que virá da próxima.
Espero que isso não demore algumas décadas.
Um beijo
Então, Aninha, muito próximo de vocês. Da próxima vez iremos, se Deus quiser.
Um beijo.
Postar um comentário
<< Home