05 fevereiro 2008

1808

----------------------------------------------------------------------------------
Geralmente quando falo de livros começo assim: "Neste Natal ganhei de presente os livros tais e tais etc..." Não significa que eu apenas receba livros de presente. Gosto de presentear com eles também. Mas, como dizia... neste último Natal ganhei de minha filha o livro "1808" (Editora Planeta), de Laurentino Gomes, pesquisador/jornalista paranaense de Maringá, viu, Ery? A sua leitura é ótima, e desfaz aquela imagem grotesca da família real que nos foi passada pelo filme "Carlota Joaquina", da competente e bonita atriz e cineasta Carla Camurati. Vejamos:

"(...) O propósito deste livro, resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar de forma acessível a história da corte portuguesa no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás. Como se verá nos capítulos adiantes, esses personagens podem ser sim, inacreditavelmente caricatos, mas isso é algo que se poderia dizer de todos os governantes que se seguiram, inclusive alguns muito atuais"...

----------------------------------------------------------------------------------
Foto (digital) de APs
----------------------------------------------------------------------------------

20 Comments:

Blogger sonia a. mascaro said...

Boa tarde, Adelino!
Uma boa sugestão para podermos conhecer melhor a nossa história, sem preconceitos e imagens feitas. Obrigada pela informação. Bonita capa também. Abraços!

terça-feira, fevereiro 05, 2008 4:59:00 PM  
Blogger Luci Lacey said...

Oi Adelino

Boa sugestao, vou compra-lo, obrigada.

Beijinhos

quarta-feira, fevereiro 06, 2008 10:30:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

É verdade, a impressão que temos da família real não é boa, mas, quem sabe um relato impessoal , imparcial, sem preconceito nos leve a ver os fatos por outro ãngulo.
abraço, garoto

quinta-feira, fevereiro 07, 2008 10:27:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Por coincidencia este filme passou ontem na net, muito divertido, mas pelo que sei ela fez pesquisas históricas também.
Beijos

quinta-feira, fevereiro 07, 2008 3:07:00 PM  
Blogger Lia Drumond said...

A arte realmente exagera a vida, mas por isso que é tão divertida! Ainda não folheei esse livro, mas assim que tiver a oportunidade (se o tédio da veracidade não me vencer) eu vejo se é bom mesmo. Bjs

quinta-feira, fevereiro 07, 2008 5:58:00 PM  
Blogger Maria Augusta said...

Adelino, eu o li, também ganhei de presente, gostei muito. Parece que o autor pesquisou seriamente, descobri muita coisa que não sabia sobre a história do Brasil e também da Europa naquela época. É uma boa dica!
Abraços.

quinta-feira, fevereiro 07, 2008 7:32:00 PM  
Blogger valter ferraz said...

Adelino, está aí um livro que eu gostaria de ler. Ando meio durão esses dias. Construção, sacumé? Mas, assim que der uma folga no orçamento, vou comprar e ler.
Abraço forte

sexta-feira, fevereiro 08, 2008 9:12:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Sonia, a nossa História, claro que você sabe disso, tem pontos obscuros. Tem a versão oficial e a verdadeira. O povo precisa, o povo gosta de heróis, de ídolos. Então, se não existem, criam-se os heróis. Assim como se denigrem imagens, destroem-se ídolos.
A eles são atribuídos frases e feitos que nunca disseram ou praticaram, e vai por aí.
Dez anos de pesquisa, de investigação para um livro é muita coisa. Ali deve conter mais verdades do que lendas. Por isso é uma boa leitura, acho.
Ótimo final de semana, Sonia.

sábado, fevereiro 09, 2008 9:33:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Interessante, Luci, este livro ganhei de minha filha. Outro dia ela disse:
- O seu livro é novo e já está rabiscado, assinalado...
Eu digo a ela que livro bom é aquele que está rabiscado, anotado, eu não diria "ensebado", mas vá lá...
Beijos, e bom final de semana.

sábado, fevereiro 09, 2008 9:38:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Denise, acho que é o caso deste livro. O filme da Carla, sinceramente, não consegui vê-lo na íntegra. Caricato demais, porém, deve ter uma pitadinha de verdade.
Abraço, garota, e ótimo final de semana.

sábado, fevereiro 09, 2008 9:41:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Jeanne, a Carla Camurati é muito inteligente, além de bonita. Eu disse "além de" e não "apesar de", por favor... Ela optou pelo lado humorístico da história. Já imaginou uma comédia com a declaração da Independência?
Beijos, ótimo final de semana.

sábado, fevereiro 09, 2008 9:46:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Lia, sei da sua preferência pela ficção, e no "1808" deve ter muita. Sempre se acrescenta ou se suprime alguma coisa, boa ou má, não é?
Beijos

sábado, fevereiro 09, 2008 9:50:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Maria Augusta, pra quem gosta do assunto é mesmo uma ótima leitura.
Fico feliz que tenha apreciado a minha indicação. Vem mais por aí...
Abraços, e um fim de semana feliz, com ou sem sol mesmo...

sábado, fevereiro 09, 2008 9:59:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Valter, acho que vai gostar do livro. Não se preocupe que brevemente você o encontrará nos melhores "sebos da cidade", a preço de uma dúzia de bananas.
Lembro-me de uma vez em que minha esposa me perguntou por que eu não tinha comprado o tal de Xangô de Baker Street (J. Soares)... Eu lhe disse que ia aguardar o seu lançamento num "sebinho" que ficava debaixo de umas amendoeiras aqui no bairro. Não deu outra: estava lá o bichinho por 3 "reaus"... Novinho. Alguém dera de presente sem saber a preferência do "presenteando" e o livro do nosso J. Soares foi para ali.
Grande abraço. Valter, e bom final de semana.
Adelino

PS - Não sei se o "1808" vai chegar aos sebos. É muito bom.

sábado, fevereiro 09, 2008 10:09:00 AM  
Blogger Luma Rosa said...

Adoro História! Tem outro de História do Chico Alencar, escrito com o Marcos Venicius Ribeiro (Venicius com "e" mesmo!) muito bom! Um material excelente da verdadeira História!

domingo, fevereiro 10, 2008 1:21:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Adelino, esta é uma excelente dica de leitura.
Grazie!
Meire

segunda-feira, fevereiro 11, 2008 1:23:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Luma, se não estou enganado o Chico Alencar é professor de História na UFRJ, não é?
O tema é interessante, e
O "1808" está liderando o "ranking" dos "Top Ten" aqui no Rio.
Abraços

segunda-feira, fevereiro 11, 2008 5:55:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Meire, ótimo que a indicação tenha sido boa.
Muito obrigado pela sua visita.
Bom início de semana.

segunda-feira, fevereiro 11, 2008 5:57:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

A minha leitura já está garantida. Depois que o futuro cunhado ler, vem para as minhas mãos. Boas expectativas. Abraços.

terça-feira, fevereiro 12, 2008 12:21:00 PM  
Blogger Adelino P. Silva said...

Caro Mário, sou seu leitor silencioso, porque comento pouco ou nada no seu blog. Você não sabe quão honrado me sinto com a sua visita. E também por ter gostado da indicação.
Grande abraço, e obrigado.

terça-feira, fevereiro 12, 2008 10:43:00 PM  

Postar um comentário

<< Home