18 março 2007

55 ANOS de "CANTANDO NA CHUVA"

----------------------------------------------------------------------------------
Muito já se falou e se escreveu sobre este filme, que completa 55 anos de "idade" no próximo dia 27, terça-feira. Ao contrário do que muitos jovens pensam não se trata apenas de mais um dos famosos musicais da Metro. Além dos esplendorosos espetáculos de dança e canto apresentados por Gene Kelly (Don Lockwood), Debbie Reynolds (Kathy Seldon), Donald O´Connor (Cosmo Brown) e Cid Charisse, o filme aborda com boa dose de comicidade o drama vivido por famosos artistas do cinema mudo quando da chegada dos “talking movies” a Hollywood, por volta de 1929/1930. Destaque também para o excelente desempenho da bonita Jean Hagen no papel da estrela “muda” Lina Lamont. A direção geral é de Gene Kelly e Stanley Donen.
Uma das cenas mais sugestivas do filme, em minha opinião, é aquela em que o “grande astro” Don Lockwood (Gene), após receber dura crítica da jovem Kathy Seldon (Debbie), por quem se apaixonaria, aproxima-se de seu amigo e partner Cosmo (O´Connor) e pergunta:
- Você acha que sou um grande ator?
- Claro que você é um grande ator! Lembre-se: você pertence a Monumental Pictures!Lockwood fica pensativo, porque julga ser considerado um grande ator apenas pelo fato de ser um contratado da Monumental Pictures.
Já vi este filme dezenas de vezes: no lançamento, nas reprises, na TV, em VHS, em DVD (edição dupla). Cheguei a possuir o disco 78 rpm, original, com a Debbie Reynolds cantando Good Morning, da trilha sonora do filme, com o selo amarelo da MGM... Como sempre, aqui vai um depoimento muito pessoal: certa vez fui convidado pela professora de meu filho mais novo a colaborar numa festividade na escola dele, um Jardim de Infância. Não pensei duas vezes: preparei o meu projetor Super-8 Eumig, e aluguei na cinemateca da Mesbla um filmezinho de 12 minutos, sonoro (banda magnética). Foi um sucesso. A criançada adorou. Batia palmas e cantava alegremente junto com os artistas. Nome do filme? “Cantando na Chuva” (versão Super-8, sonoro, colorido).
Quem ainda não viu este filme, experimente ver. Mas concentre-se na “estória”, e não apenas nos números musicais. Com certeza você vai pedir replay inúmeras vezes...

Clique para recordar Gene, Debbie e Donald em "GOOD MORNING"

----------------------------------------------------------------------------------
(Imagem da internet)
----------------------------------------------------------------------------------

9 Comments:

Blogger valter ferraz said...

Grande Adelino! Singing in the rain. 55 anos já? parece que foi ontem. Assistí muitas sessões da tarde. Voltava correndo do ginásio, tomava um banho e almoçava. Corria para a sala. Depois de um ou dois seriados(Vigilante Rodoviário ou Rin-tim-tim). Quando era o Cantando na Chuva eu já ficava a postos.Não sei te dizer quantas vezes foram, mas sei que foram muitas.
Boas recordações.
Abraço grande

terça-feira, março 20, 2007  
Blogger Eduardo P.L. said...

Adelino, já 55 anos? Assim vc nos entrega, totalmente! Eramos crianças e foi ontem, com disse o Valter! Abçs.

quarta-feira, março 21, 2007  
Anonymous aninha-pontes said...

Sugestão aceita.
Eu e o Valter estamos mesmo na idade de rever tudo que j[á vimos no passado.
Uma tarde talvz até com pipocas.
Um abraço.

quarta-feira, março 21, 2007  
Anonymous Adelino said...

VALTER, então, 55 anos, rapaz, mais velho do que você.
Eu também achei estranho, mas não tanto, porque tenho um DVD duplo maravilhoso do filme, comemorativo dos seus 50 anos.
Vale a pena ver ou rever o filme. Anna disse que vai ver ao seu lado, com direito a muitas pipocas...
Grande abraço

quarta-feira, março 21, 2007  
Anonymous Adelino said...

EDUARDO P.L., eu não tenho mais nada a entregar...
Parece que foi ontem mesmo. Grande filme, se não viu, aconselho juntar a turma, deixar os BBB de lado e curtir mais de uma hora de excelente imagem e som (já naquele tempo).
Um abração, Eduardo.

quarta-feira, março 21, 2007  
Anonymous Adelino said...

Que rever passado nada, ANNINHA. Isto foi ontem. Cobre do Valter, para que ele alugue ou compre o filme poque vale a pena e rever.
A imagem é excelente, o som também.
Abraços

quarta-feira, março 21, 2007  
Anonymous Adelino said...

* Nossa... "PORQUE"...
Desculpe-me

quarta-feira, março 21, 2007  
Blogger Eduardo P.L. said...

Adelino, vi inúmeras vezes. Estava só brincando com vc. Abçs.

sexta-feira, março 23, 2007  
Blogger Vítor Fleury said...

Meu Filme Favorito!!!

domingo, setembro 14, 2008  

Postar um comentário

<< Home