04 abril 2008

LIBERDADE PARA A NATUREZA

Este simples post é dedicado às queridas leitoras Ana Pontes e Sonia. A Ana por ter batido à porta (tóc tóc, tem gente aí?), e a Sonia por ter me "cobrado produção". E além do mais, são duas entusiastas das belezas que a Natureza nos oferece gratuitamente. A elas o meu respeito e carinho pela atenção e prestígio.
----------------------------------------------------------------------------------
A Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (ECO-92) foi realizada no Rio de Janeiro entre os dias 3 e 14 de junho de 1992. O objetivo principal foi o de encontrar formas de conciliar o desenvolvimento sócio-econômico com a conservação dos ecosistemas do nosso planeta.

Em outras palavras: foi um grito de alerta, uma chamada geral à responsabilidade de todas as nações desenvolvidas ou em desenvolvimento para a necessidade de um maior cuidado, respeito e carinho para com a Natureza. Se a ECO-92 produziu os resultados oficialmente esperados não sabemos, mas a verdade é que depois dela criou-se, pelo menos em boa parcela da população, a consciência de que o problema existe. Fala-se muito em ecologia atualmente.

Tive o prazer de estar presente a este importante evento, inclusive fazendo algumas fotografias do que achava mais interessante, sendo uma delas, no pavilhão dos USA, a de uma gaiola com as suas portinholas abertas simbolizando um pedido de libertade para os pássaros: "Let the Birds Sing in Freedom"...
----------------------------------------------------------------------------------
Foto (não digital) de APS
----------------------------------------------------------------------------------

19 Comments:

Blogger sonia a. mascaro said...

Que bela surpresa Adelino! Agradeço muito a você todo esse carinho! Me lembro que a ECO-92 foi um acontecimento muito importante e deve ter sido muito signiticativo para você ter estado presente neste evento.

Gostei muito da foto, que reflete bem a proposta de mudança de mentalidade em relação à Ecologia. Será que eu já falei para você que minha filha Sofia é Ecóloga e Geógrafa?

Um bom final de semana para você e para a Claudia! Abraços!

sábado, abril 05, 2008 1:15:00 AM  
Blogger http://graceolsson.com/blog said...

Adelino, eu já ouvi falar tanto em seu blog e AGORA, AQUI ESTOU.
E creio precisar de mais horas para ficar aqui lendo seus posts.
A ECO-92, eu lembro bem dela.
Eu torço, Adelino, que o homem pare de destruir a Natureza por que ela vem se rebelando cada dia mais diante de tantas atrocidades.
Tenha um bom final de semana
www.eueorenascerdascinzas.blogspot.com

sábado, abril 05, 2008 6:56:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns SONIA e ANINHA, o Adelino anda muito devagar, quase parando...

Bom fim de semana a TODOS!

~C;-))

sábado, abril 05, 2008 7:40:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Lembrei de você no Armazem do Peri!

Abçs

sábado, abril 05, 2008 8:02:00 AM  
Blogger valter ferraz said...

Adelino, acho que a "Ternurinha" vai ficar toda toda com o post dedicado a ela.
Forte abraço

sábado, abril 05, 2008 3:24:00 PM  
Blogger Aninha Pontes said...

Adelino querido, obrigada pelo seu carinho.
Viu só, como a gente dando um empurrãozinho, sai muita coisa boa.
Adoro os pássaros, aqui temos o privilégio de ver diariamente as espécies mais lindas da Mata Atlântica, pela proximidade.
Eles passeiam pelo quintal a qualquer hora, e já me acostumei a acordar com o canto doce das curruíras.
Temos bastante planta no quintal, e isso os atrai.
Mas eles vem e vão, como e quando querem. É assim que gosto deles.
Quem sabe um dia todos terão consciência, e querer para os animais a mesma liberdade que querem para sí.
Obrigada pelo post. Você não poderia ter escolhido melhor. Tanto eu quanto a Sonia, somos do mato, e isso prá nós é importante.
Um beijo e um lindo domingo prá você e as crianças.

sábado, abril 05, 2008 6:04:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Adelino, que bela homenagem às nossas amigas blogueiras Aninha e Sonia, elas merecem, são tão atenciosas!
Concordo com você sobre a liberdade para os pássaros, é tão bom vê-los cantando livres e voando nos céus.
Um grande abraço.

terça-feira, abril 08, 2008 6:15:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sonia, desculpe-me o atraso na resposta.
Não sabia da sua filha Sofia, Ecóloga e Geógrafa. É uma dádiva divina quando nossos filhos nos dão motivo de tanto orgulho. Meus parabéns para ela e para você, claro.
Sobre a ECO-92, Sonia, uma vez eu fiz um post sobre os "frutos que ela deixou". Eu plantei uma semente de eucalipto que peguei no estande da Austrália. Chegou a cerca de 30m de altura...
Obrigado pela Claudia. Abraços.
PS - Já estamos lá no Eduardo, no QUEM CONTA UM CONTO...

quarta-feira, abril 09, 2008 3:14:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Grace Olsson, muito obrigado pela sua presença aqui. Como verá é tudo muito simples e variado. O que vem à mente, e dependendo da inspiração, sai um post.
E ECO-92, como dissemos, pelo menos deu partida a uma conscientização do Homem - ainda que muito tímida - dos malefícios que faz ao seu planeta.
Um abraço, e boa semana.

quarta-feira, abril 09, 2008 3:21:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eduardo, você fica aí do seu "Paraíso" cobrando produção de um habitante de uma cidade que sofre ataque dos "terroristas" aedes egypti... Ah, sim, já estou no QUEM CONTA UM CONTO... Dê uma olhada lá.
Grande abraço, e ótimo resto de semana.

quarta-feira, abril 09, 2008 3:25:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eduardo, eu errei ali. Eu disse THE CONTINENTAL, mas era CHEEK TO CHEEK. Ambas são belas canções.
Grande abraço

quarta-feira, abril 09, 2008 3:27:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Mas claro que ela merece, caro Valter.
Um abração e bom resto de semana.

quarta-feira, abril 09, 2008 3:28:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ana, mais uma vez concordo inteiramente com você: admiro muito os pássaros, mas jamais prendê-los em gaiolas. Essa prática demonstra egoísmo puro, não acha? Eu também me sinto bem junto à Natureza. Parece que as árvores, plantas, animais e os outros elementos são nossos amigos, nossos cúmplices - no bom sentido - quando os tratamos como merecem: com muito respeito e amor.
Um beijo, com minhas desculpas pela demora em responder, e bom resto de semana. Um abração para o Valter. O incentivo valeu mesmo.

quarta-feira, abril 09, 2008 3:35:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Maria Augusta, foi uma homenagem simples, porém justa.
Às vezes fico pensando umas coisas engraçadas, por exemplo: se todos os animais têm a sua função na Natureza, são úteis, certamente que até o mosquito da dengue (aedes egypti) tem a dele, uma função nobre. Qual seria? Apenas servir de alimento aos morcegos e pássaros? Se eles nos fazem mal, seríamos nós os intrusos? Seríamos nós alienígenas?
Abraços, obrigado, e bom resto de semana para você.

quarta-feira, abril 09, 2008 3:41:00 PM  
Blogger Aninha Pontes said...

Adelino, eu fiz um post por causa do seu.
Tive um comentário do Cláudio Costa, que colocou um link que vale a pena ver.
Acho que você vai gostar do poema.
Eu adorei.
Se puder dê uma olhadinha.
Um beijo.

quinta-feira, abril 10, 2008 5:43:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ana, vi o seu post sobre os pássaros. Ficou ótimo e os links úteis. E agradeço as referências ao meu nome. Obrigado.
Beijo. Ótimo final de semana. Sem chuva...

sábado, abril 12, 2008 8:23:00 PM  
Blogger Celia Rodrigues said...

Adelino, gostei da foto da gaiola. Não tem coisa mais triste do que ver passarinho preso. Eles não nasceram para isso, caso contrário, não teriam asas. Belo post! Abraços!

terça-feira, abril 15, 2008 4:08:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Célia, eu tive um tio que simplesmente proibia qualquer espécie de caça em sua fazenda. Prender pássaros, jamais. Caçar com estilingue ou qualquer outra parafernália era "delito inafiançável", cumprido rigorosamente... Acho que, sem saber, ele foi um dos pioneiros na proteção ambiental no Brasil... Comigo nunca teve problema.
Abraços

quinta-feira, abril 17, 2008 9:47:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

O mais novo blog de decoração!

http://www.newdecor.blogspot.com/

Também falamos sobre natureza. Não deixe de passar la!

quarta-feira, abril 23, 2008 11:24:00 PM  

Postar um comentário

<< Home