ECOLOGICAL DAY - Nunca é demais
----------------------------------------------------------------------------------
Houve tempo em que era raríssimo em nossos quintais pequenos seres vindos das matas ainda intocadas deste imenso e então abençoado Brasil; os animais encontravam nas florestas caçando ou colhendo, de uma forma ou de outra, suas fontes de alimentação: carne, vegetais, água, ar puro. Hoje, sem medo, por necessidade de sobrevivência, não mais temem aceitá-los das mãos do próprio Homem, o mesmo que promoveu ocupações com desmatamento excessivo, poluiu irremediavelmente mares, rios e lagoas. Pássaros bebem água de piscina, fazem ninhos em nossas varandas; outros morrem ingerindo inseticidas despejados nas matas, campinas e árvores que enfeitam as grandes cidades. E o Homem fica feliz e vaidoso, diverte-se quando chegam até ele para ganhar o alimento que já não mais existe em seu habitat. Pouquíssimos imaginam que eles assim agem premidos pelo instinto de sobrevivência. Hoje, quando se comemora o ECOLOGICAL DAY, façamos uma pequena pausa para pensar nisso. Ainda há tempo para corrigir alguma coisa, e precisamos acreditar sempre.
----------------------------------------------------------------------------------
Foto: aps / clique nela para ampliar
----------------------------------------------------------------------------------
42 Comments:
É isso mesmo, Adelino. Ainda é tempo!
Forte abraço e parabéns por ser um dos nossos! Amigos da NATUREZA!
Adelino:
Gostei do seu recado. Pensar sempre a natureza, que é nossa casa, nosso olhar sobre ela.
Parabéns pela participação.
bjs.
JU Gioli
Olá, Adelino
Somos nós que invadimos os espaços desses pequenos seres indefesos, deixado-os sem alternativa de sobrevivência. O homem é muito espaçoso, destrói indiscriminadamente e em uma velocidade feroz, não dá chance da natureza se recompor.
Obrigada pela visita e pelo comentário gentil e agradável.
Um grande abraço, Denise
Excelente participação, Adelino! Gostei demais desse seu olhar sobre a natureza e os seres que nos rodeiam. Como é verdadeiro o seu texto! A gente acha uma graça quando os pássaros bebem água clorada na nossa piscina, se encanta quando um tamanduá ou um lobo-guará passa na frente do carro na estrada.... e assim, não percebemos que eles estão é fragilizados, perdendo seu habitat e implorando por alimento para nós, que somos os responsáveis pelo desmatamento e por suas carências e perdas!
O que tem me encantado e gratificado neste Ecological Day é que cada participante tem expressado um ponto de vista, uma preocupação, dado o ser alerta! Estou feliz com a sua participação e a de todos os outros amigos!
Muito obrigada Adelino!
Beijos!
PS: Você não está atrasado não, o dia é hoje, eu é que abri o Mister Linky mais cedo para facilitar em função do fuso horário de alguns amigos.
Wonderful post for the Ecological Day, nice and lively image!
I love your photo.
Happy Ecological Day! Yes -- Everyday!
Best,
Paz
Adelino, é verdade, o homem foi ocupando e se apropriando cada vez do espaço, até que não sobre quase nada para os outros seres da natureza. Precisamos nos conscientizar que todos os seres vivos tem direito a seu espaço vital e respeitá-los.
Belo post, parabéns!
Um abraço.
Adelino
Ainda e tempo sim, seremos o espelho, o exemplo.
Lindo bichinho.
Parabens pelo post.
Beijinhos
Adelino,parabéns por palavras tão bem colocadas....Adorei o mico e a banana ... faremos com que ainda dê tempo...!!!Muitíssimo obrigada também pela sua visita e tão gentil comentário...seja sempre muito bem vindo.
bjs Vi
Realmente... nunca é demais! Temos mais ou menos a mesma idéia... Bacana sua postagem, e seu blog tambem! Obrigada pela simpática visita! Apareça quando quiser!
Um forte abraço
Algumas coisas mudam para outras coisas … o casal de sagui que aparecia nas árvores daqui de casa viajaram para outro canto.
...nas árvores em frente aparecem vez ou outra um bando de papagaios.
E assim as coisas vão mudando.
Aßs
Olá
Adelino,obrigado pela visita e comentarios,sua postagem mostra bem que os animais ja perderam os seus espaços,infelismente esse e mais um problema a ser resolvido no meio ambiente.
Abç
Adelino, obrigada pela sua visita hoje em meu blog, o que deixou-me feliz.
Você diz da beleza das flores do cerrado, fenômeno que encanta pela sua delicadeza e colorido contrastante com a vegetação monocromática de tons cinza.
” Num arbusto ressequido e quebradiço, numa arvore troncuda e cascuda, numa leguminosa, numa composta frágil, surgem flores delicadas, capazes de sensibilizar o mais indiferente ser humano. Esse contraste entre a rusticidade do Cerrado e a delicadeza de suas flores é surpreendente.”
Bom, achei o seu texto para o ECOLOGICAL DAY correto, oportuno e consciente, carregado de grande realidade, de verdades latentes. Você diz que ainda há tempo para corrigir alguma coisa e que precisamos acreditar sempre. Acredito que a principal arma é a conscientização.
Aqui no interior de Goiás ainda existem alguns matutos, com o costume de andar com uma carabina e sair matando todo
animal que se vê pela frente, apenas pelo prazer de caçar.
Adelino, foi um prazer e estarei a espera de mais visitas suas.
bjs
Adelino,
bonita a foto que ilustra o texto sempre cuidadoso.
Forte abraço
Adelino, voltei para agradecer mais uma vez sua ótima participação! Vi também que você visitou e comentou nos blogs o que mostra que essas blogagens coletivas são uma ótima forma de interação e de conhecer novos espaços, como você mesmo observou.
Beijos.
Aqui na minha rua tem uns micos... e os moradores acabam alimentando-os com frutas... imagine uma rua cheia de prédios com uma pequena mata em frente... pausa para refletir... um abraço.
Ola Adelino
Reamente nós tomamos o espaços desses animais.
Aqui no Amapá ainda temos uma area bastante conservada, mesmo assim é possivel sentir a gravidade do problema.
É uma questao para refletir.
Bjs no coração
Adelino,
seu Ecological Day foi ótimo. Parabéns!
Beijos!
Adelino, o Carlos pediu para agradecer a você o seu simpático comentário no blog Enseada Azul. Eu criei para ele esse blog, mas ele raramente atualiza. Agora no Ecological Day ele quis participar.
Beijos.
Caro Adelino: Estava comentando com um amigo a respeito de Pedrinho Mattar, e resolvemos buscar no google para ver se já havia sido lançado algum DVD dele. Foi quando nos deparamos com seu comentário de sua intenção de passar para DVD algumas gravações que você havia feito em VHS. Pergunto: Você já fez isso? Se fez, poderia ceder uma cópia, mediante ressarcimento dos custos de duplicação e envio? Aguardo ansioso resposta favorável!!!
Eduardo, na verdade torcemos para que ainda haja tempo. Se Deus quiser dará.
Abraços
Ju Gioli, foi um sucesso a iniciativa da Sonia. Parabenizemo-nos, pois...
Beijos
Denise, se pararmos para pensar um pouco concluiremos que se sobre a Terra não houvesse o Homem nada de ruim estaria acontecendo, não é?
Um abraço. Ótimo final de semana.
Sonia, você está de parabéns por mais esta iniciativa brilhante. Estaremos nas próximas.
Obrigado por suas palavras.
Abraços
Obrigado, Pietro. O seu post também ficou muito bonito, mas o importnte mesmo foi a nossa participação. Estaremos juntos nas próximas.
Abraços. Obrigado.
Paz, that´s true. The Ecological Day is everyday and I hope we´ll be together in October 2...
Thank you very much.
É, Maria Augusta, mas sem querer ser alarmista e nem pessimista a coisa anda feia mesmo. Li hoje na seção Ciência do Globo que as tormentas tropicais estão cada vez mais fortes; que ESTE ANO, PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA O POLO NORTE PÔDE SER CIRCUNAVEGADO...
E mais: os nossos tão exuberantes vagalumes estão desaparecendo por causa da poluição...
Abraços. Obrigado.
Claro, Luci, façamos alguma coisa ainda que julguemos ser pouco.
Grande abraço.
Vi, a iniciativa da Sonia teve três ótimos resultados, sendo o deles uma demonstração de que a conscientização existe, no caso, o mais importante. Outro foi a união da "turma" que já se visitavam frequentemente. Terceiro foi a oportunidade de conhecermos novos blogs e amigos blogueiros.
Beijos.
Francine, foi um prazer conhecer o seu blog. Esperamos estar juntos novamente no próximo mês. E obrigado pelo incentivo.
Um grande abraço.
É verdade, Fernando, coisas e animais vão mudando. Quanto a estes, parece que o fim deles será o de um dia uma terem uma "reservinha florestal só para eles, um Estado". A sua participação foi muito bonita. Meus parabéns.
Grande abraço.
Olá, Chico, o Ecological Day proporcionou - pelo menos a mim - a ótima oportunidade de conhecer o seu blog, tão expressivo e intligente. Estarei por lá lendo e comentando, se for o caso.
Grande abraço, Chico.
Elma Carneiro, adorei o seu blog. O Ecological Day, além de outros objetivos, presenteou-nos com esta oportunidade excelente de conhecer pessoas que pensam parecido sobre determinados assuntos.
Sou natural do Triângulo Mineiro, uma região de cerrado. Sempre achei bonitas aquelas árvores retorcidas, lenhosas, pequenas, no meio das quais corriam livres tantos animais, principalmente a seriema (ou simplesmente ema, como dizíamos). Não imaginávamos que dali pudessem surgir flores tão ou mais bonitas do que as de outras espécies de vegetação.
Grande abraço, meus parabéns.
PS - O Calianda do Cerrado está nos favoritos.
Obrigado, Valter, você como sempre nos incentivando.
Grande abraço.
"...o que mostra que essas blogagens coletivas são uma ótima forma de interação e de conhecer novos espaços..." (Sonia Mascaro).
Além dos resultados positivos das blogagens, Sonia, mais este com o qual concordamos.
Abraços, e nada a agradecer.
Cris, tem miquinhos desses que chegam a "invadir" cozinhas de residências em ruas movimentada, à cata de alimentos, principalmente frutas como a banana. Disse bem: uma pausa para refletir.
Obrigado, um gande abraço.
Bete, ainda temos coisas muito bonitas preservadas neste imenso e bondoso país que chamam Brasil, não é? Mas é preciso ficar atento.
Beijos
Eugênia, apenas participei. Os parabéns vão para a Sonia, mentora intelectual da blogagem que, no meu entender, foi e está sendo um sucesso. É pouco, mas de pouco em pouco chega-se lá, esperamos.
Grande abraço. Ótima semana.
O Carlos participou bem, Sonia. que maravilha de fotografia.
Um abraço para você e para ele.
Grego, eu via o programa do Pedrinho Matar nos sábados à noite se não me engano na Rede TV ou Bandeirantes. Chamava-se Pianissimo. Cheguei a gravar alguma coisa, pouca coisa, mas não passei para DVD nem CD, havia incompatibilidade de marcas, esses impecilhos técnicos. Mas, com certeza, eu o vi algumas vezes anunciando um CD que tinha gravado, encontrável com certeza em lojas como as Americanas.´A capa é igual a que ilustra um post que fiz em homenagem a ele.
Um grande abraço, e obrigado pelo interesse.
OLÁ ADELINO CONCORDO COM A DENISE , ACHO QUE SOMOS NÓS QUE ESTAMOS INVADINDO O ESPAÇO DOS ANIMAIS...
OBRIGADA PELO COMENTÁRIO NO MEU POST.
BOM FIM DE SEMANA...
UM GRANDE ABRAÇO...
Adriana, também concordo com vocês.
E embora atrasado, voltei aqui para agradecer sua presença. Obrigado.
Um abraço.
Postar um comentário
<< Home