22 abril 2009

MOVIMENTO NATUREZA

--------------------------------------------------------------------
Em época de “enfrentar o Leão”, não nos foi possível participar como queríamos do Movimento Natureza, coordenado pela nossa amiga Georgia, do SAIA JUSTA. Mesmo assim, tentaremos:

Numa ensolarada manhã de domingo eu caminhava pelos arredores do MAM, Rio. Para comprar uma revista fui até o Aeroporto Santos Dumont, a uns 200 metros de distância. Na pracinha em frente, além de um monumento em homenagem ao Pai da Aviação, existia uma árvore de galhos finos e retorcidos que chamava a atenção dos passantes pelas bonitas flores que produzia. Apanhei no chão algumas minúsculas sementes que dela tinham caído naturalmente e as levei para casa.

Plantadas inicialmente num copo descartável preenchido com terra, uma delas germinou, cresceu, e se transformou numa arvorezinha meio desengonçada, deselegante. Deselegante, porém ainda hoje nos causa orgulho enfeitando a nossa calçada com suas flores vermelhas que faz a festa dos beija-flores que as rodeiam alegremente. Não conheço seu nome, sei apenas que foi uma das muitas plantas selecionadas pelo grande paisagista Burle Marx, quando do projeto de construção do Parque do Flamengo, Rio. Definitivamente o Brasil é o país que “em se plantando tudo dá”... Participe do MOVIMENTO NATUREZA.
--------------------------------------------------------------------
(Foto de Adelino P. Silva)

14 abril 2009

PRAZER - Tertúlia Virtual (15/04/2009)

De novo rebusco meu baú de lembranças e ali encontro a solução para o tema do Tertúlia Virtual de hoje. Pelo menos acho que encontrei: a história é real, mas o nome do personagem não é. Nem era eu, sempre tímido, sem muitas ousadias...

Início dos anos 50. Antônio, nosso amigo da terceira série do Colégio Marista, era uma boa pessoa, porém tinha um defeito irritante: ele se julgava o máximo em tudo, além de nutrir a certeza absoluta de que era "um bonitão, o tal”... Se uma garota olhasse para um grupo de quatro ou cinco rapazes do qual ele fizesse parte, certamente estaria "de olho nele, somente nele", dizia. Enfim, bom amigo, bom colega, extremamente presunçoso, porém. E mais: era chegado a usar palavras difíceis que nem ele sabia o que significavam. De vez em quando escorregava em algumas, incluindo citações em latim... Insistia, por exemplo, em falar “Dura lex “PEDE” lex” repetindo o famigerado slogan do Gumex, apesar de nossas tentativas em corrigi-lo.

Até que um dia, numa festividade no Colégio, ele foi apresentado aos pais de uma bonita menina que ele pretendia, ou melhor, "tinha certeza" de que ia namorar. Impossível escapar aos seus encantos, pensava o Antônio. Foi quando nas apresentações o pai da moça elegantemente estendeu-lhe a mão dizendo:
- “PRAZER em conhecê-lo”.
Ele, do alto de sua “nobreza”, de sua pompa e de seu convencimento, respondeu:
- “Reprise. Meu nome é Antônio.”

Seu cumprimento caiu como uma bomba no salão. “Reprise” para o Antônio era o mesmo que “igualmente”... Diante daquilo, os pais da “menina de seus sonhos" sumiram da festa para outra dependência do colégio levando, óbvio, a filha com eles. Nunca mais se viram...
No caso, lamentavelmente para o nosso vaidoso amigo Antônio, a simples palavra de seis letras “PRAZER”, tão significativa, tinha provocado um estrago irreparável em sua imagem de galã à moda antiga...
No ano seguinte ele foi morar em outra cidade. E nunca mais ouvimos falar nele ou dele.
Missão cumprida, Eduardo?! Espero que sim...
(Imagem do site: www.solutio360.com/)

02 abril 2009

ECOLOGICAL DAY (02/04/2009)

--------------------------------------------------------------------
Parece uma cena muito bonita, mas se vista sob outro aspecto ela contém uma mensagem não muito agradável: o Homem está tomando o lugar que seria destinado aos animais. Estes, sem espaço, são forçados a procurar o que ainda resta de habitável neste nosso tão maltratado Planeta Terra. Algo para pensar.
(Imagem: internet, sem nome do autor)
--------------------------------------------------------------------
Este post faz parte do Ecological Day, criação de Sonia Mascaro, agora com a colaboração de Elma Carneiro.
-------------------------------------------------------------------

01 abril 2009

PRIMEIRO DE ABRIL - São Paulo FC

------------------------------------------------------------------
Lembrei-me que hoje é primeiro de abril. Dia da mentira. Para variar vou contar um caso real relativo a este dia. Não pesquisei nada a respeito, não consultei nada, vivenciei o fato e apenas recorro à minha lembrança pessoal. Portanto, se alguém quiser acrescentar ou corrigir algum detalhe será bem recebido.


Década de 50. Comunicações difíceis, precaríssimas. Os grandes clubes brasileiros excursionavam pela Europa com muito sucesso. Jogavam até na neve. Venciam todos os jogos. Atlético Mineiro, Vasco, Palmeiras, São Paulo, este o protagonista da historinha que vou resumir. O tricolor viajou no final de março para uma excursão dessas (1953/1954). A Rádio Pan-Americana foi a única emissora a acompanhar o querido clube paulista. Dias depois, inesperadamente dão início a narração de um jogo que seria a estréia do tricolor. Com estática e tudo. A voz de Pedro Luiz ondulava, aumentando e diminuindo de volume. Uma lástima. O São Paulo sofria gols a cada minuto: 1x0, 2x0, 3x0, 4x0, 5x0. Final do primeiro tempo. Segundo tempo: 6x0, 7x0, 8x0... Terminado o jogo, a torcida do São Paulo decepcionadíssima, triste, claro. Foi então que veio o “desmentido”. Era dia primeiro de abril. Para alívio do torcedor sãopaulino tratatava-se de uma brincadeira da Rádio Pan-Americana: o São Paulo nem tinha estreado ainda naquela que viria a ser uma vitoriosa excursão pelos gelados gramados da Europa... Mas que o susto foi grande, foi...
-------------------------------------------------------------------

Imagem: http://www.spfc.net/