25 fevereiro 2009

TEMPOS MODERNOS...

--------------------------------------------------------------------------
Um aparelho que veio revolucionar o mundo fonográfico há algumas décadas:
“Agora você pode ouvir seu LP favorito em qualquer lugar que esteja: no saguão do aeroporto, no consultório do dentista, enquanto espera a condução etc. etc.Breve, disponível nas boas lojas do ramo"...
Nota: este post é dedicado ao amigo Peri, do Armazém...
--------------------------------------------------------------------------

17 fevereiro 2009

O LIVRO DA MINHA VIDA - Blogagem Coletiva

---------------------------------------------------------------------------------
Fui convidado gentilmente pela Vanessa, do
Fio de Ariadne, para participar da interessante Blogagem Coletiva O LIVRO DA MINHA VIDA.

Não tive nenhuma dúvida em apontar um livro já bastante surrado, 221 páginas, singelo, amarelecido pelo tempo, guardado até hoje em minha estante: PINOCCHIO, de C. Collodi, tradução revista por Monteiro Lobato e editado pela Companhia Editora Nacional, São Paulo-SP, em 1943.

O motivo é singular, porém importante: foi presente do meu cunhado Fernando, então noivo de minha irmã Elvira. Para mim, criança, só isso bastava: o presente, o livro de letras grandes e muitas ilustrações. Mas o que fez de PINOCCHIO “o livro da minha vida”? Foi a dedicatória que ele escreveu na primeira página com a sua elegante caneta Parker, numa bonita caligrafia. Dizia assim, textualmente:

“Adelino, aprenda a distinguir o que é bom do que é mau; veja como Pinocchio pensava e o que lhe acontecia. Belo Horizonte, 5 de janeiro de 1944”

Li o livro várias vezes, na infância, na adolescência e na maturidade. Confesso que aquela dedicatória jamais foi esquecida. Transformou-se no meu lema de vida, por isso o livro da minha vida.

---------------------------------------------------------------------------------
Foto Aps

12 fevereiro 2009

Tertúlia Virtual - O TEMPO

--------------------------------------------------------------------
Quando Eduardo e sua equipe propuseram O TEMPO como tema para o Tertúlia de hoje, fiquei na dúvida: seria "tempo" atmosférico ou cronológico? Optei por este último. E então lembrei-me de um fato acontecido quando eu cursava o “Primeiro Ano Científico”.

Resumo da história: um colega, meu amigo, escreveu ao final da última questão de uma sabatina de Matemática a frase “não deu tempo”. E assinou. Ele justificava (desnecessariamente até) o motivo de ter deixado uma questão em branco porque não tivera - ele próprio - tempo suficiente para resolvê-la. O professor, de origem irlandesa, muito inflamado, entendeu diferente: ter sido ele o responsável pelo tempo insuficiente concedido aos seus alunos para a resolução das questões.

Resultado: o meu amigo levou publicamente uma bela e humilhante repreensão, além de ter sido colocado sumariamente para fora da sala de aula por meia hora... O "mestre" não lhe dera “tempo” sequer de argumentar ou de explicar que o sentido da frase era outro que não aquele entendido pelo nosso raivoso professor...

Nota: preparei este post em cima da hora. E ainda bem que deu tempo...
-----------------------------------------------------------------
Foto: aps

05 fevereiro 2009

APARÊNCIAS

-------------------------------------------------------------------- Olhando para esta foto tem-se dois sentimentos: ou se trata de um pavoroso incêndio ou de um belo por-do-sol. Os pessimistas dirão:
- "Aposto num incêndio!"
E os otimistas:
- "Belo por-do-sol..."
Afinal, o que seria? O que você acha?
--------------------------------------------------------------------
Foto de APS (clique nela para ampliá-la)
--------------------------------------------------------------------

04 fevereiro 2009

DEBRA PAGET

--------------------------------------------------------------------
Este post não tem nada de novo, pois centenas de blogues já publicaram pelo menos uma foto da bonita atriz do passado, DEBRA PAGET.

DEBRA nasceu em Denver, Colorado (USA), em 19/08/1933, um sábado. Filha de pais artistas, Debralee Griffin (nome verdadeiro) começou a se apresentar aos três anos de idade.

Em 1940, aos sete, mudou com a família para Los Angeles, onde aos oito fez seu primeiro trabalho profissional. Seu nome verdadeiro foi mudado para DEBRA PAGET, em homenagem a seus ancestrais Lord e Lady Paget, da Inglaterra.

Popularizou-se com o filme “A Princesa do Nilo” (1954), ocasião em que A 20th Century-Fox recebia tanta correspondência para ela quanto para Marilyn Monroe e Betty Grable.

Casou-se em 1958 com o ator/cantor David Street, num casamento que durou somente três meses. Em 1960 casou novamente, desta feita com Budd Boetticher, influente diretor de cinema, união de apenas 22 dias, sendo o divórcio oficializado em 1961.

Em 1955 fez muito sucesso como atriz-coadjuvante no filme “Os Dez mandamentos” e em 1956 como protagonista em “Love me tender”, ao lado do então estreante em cinema Elvis Presley.

Abandonou a carreira em 1964 dois anos depois de um novo casamento, agora com o chinês-americano Louis C. Kung (sobrinho de Madame Chiang Kai-Shek), um bem sucedido empresário do ramo de petróleo com o qual teve um filho. Divorciaram-se em 1980.

Atualmente Debra Paget mora em Houston, Texas (USA).
---------------------------------------------------------------
Foto Google
---------------------------------------------------------------

02 fevereiro 2009

ECOLOGICAL DAY (02/02/2009)

--------------------------------------------------------------------
Você se preocupa muito com os mares, rios, a extinção das baleias, com os peixes, a camada de ozônio, poluição etc. etc. Fala muito em Ecologia, em meio ambiente. Mas, será que está sendo ecológico consigo mesmo? Se não está, experimente seguir um pouquinho de cada um dos conselhos abaixo:

01 – Evite ver e ouvir noticiários, telejornais e novelas na hora das refeições ou depois delas. A sociedade nos incita sempre à culpa e à autodesvalorização. Somos chamados de "elite privilegiada" por causa da fome, dos desabrigados, dos moradores de rua e ainda nos culpam pelo alimento que comemos. Faça alguma coisa a respeito, mas não tente carregar o Mundo nas costas;


02 – Não assista a filmes ou novelas estressantes antes de dormir. Veja programas leves e divertidos. Se está sem sono leia alguma coisa. Ouça rádio; é interessante e não o obriga a ficar sentado diante dele;

03 – Pare de reclamar de tudo. Mais vale uma segunda-feira de sol do que um longo suspiro por causa da dificuldade de viver;

04 – Redescubra o prazer de desfrutar de seu meio ambiente: plante uma semente de verdura, observe os pássaros, as plantas, a chuva, as árvores;

05 – Mexa-se. Praticar uma atividade física é tiro certo para combater uma depressão;

06 – Melhore a sua alimentação. Se estiver indisposto num dia procure se lembrar das extravagâncias alimentares do dia anterior e não as repita;

07 – Luz é saúde e deve-se captá-la por todos os meios, o máximo possível. Opte pelas paredes brancas, use espelhos porque refletem mais a claridade. Multiplique as lâmpadas e os elementos que sugiram vida: plantas, flores, aquários, mas saia sempre para arejar a mente. Uma atmosfera confinada asfixia o corpo e a mente;

08 – Incorpore definitivamente ao seu vocabulário as palavras mágicas: boa noite, boa tarde, muito obrigado, por favor, desculpe-me;

09 – E jamais diga: “não vou conseguir”;

10 – Importante: ponha isso em prática a partir deste momento. Lembre-se: seja ecológico consigo mesmo.
--------------------------------------------------------------------

Texto de autor desconhecido. Imagem Google
--------------------------------------------------------------------