27 novembro 2008

REVISTAS DO "MEU TEMPO" - 13

A capa de hoje é da EDUCAÇÃO PHYSICA, n. 9, de 1937, a “Revista technica de esportes e athletismo que visa apoiar a causa da educação physica VULGARIZANDO os princípios scientíficos que servem de base à physica; FAVORECENDO o surto dos esportes, como factor de aperfeiçoamento da raça; INCENTIVANDO a formação de technicos especialistas; PROPAGANDO os fins Moraes e sociaes das actividades physicas; DESPERTANDO a attenção publica para esse aspecto do probrema (sic) educativo; COADJUVANDO o governo e instituições particulares na execução de seus programmas de educação physica.”

Quando criança não cheguei a conhecer a EDUCAÇÃO PHYSICA avulsa como apresentada na imagem deste post, mas anos depois, encadernada em grupo de seis em seis exemplares, de propriedade de meu cunhado, noivo de minha irmã. Trazia “reclames” com fotos do Ginasio Pio Americano (em São Januário), do Collegio Sylvio Leite (Rua Mariz e Barros, Tijuca), Colégio Jordão (no Méier), Ginásio Copacabana (Rua Oto Simoni, 89), além de reportagens, notícias ou artigos como:
- A educação physica no exercito/Gymmnasio Leite de Castro/O Sport Lisboa-Bemfica ganha o campeonato da Liga de Football/Os melhores tennistas norte-americanos de 1936/Uma partida de foot ball que degenerou em Batalha (Lazio-Roma)/Deve a mulher desenvolver sua força? (questiona-se a gymmnastica para mulheres...)/Araxá é o sabonete que beneficia a sua pelle (Fórmula do Dr. Aleixo)/Lamina Gillette Azul/Volley Ball Technico (por Howard W. Adams)/Desportos, Esporte ou Sport?/Músculos de aço obtê-se com... ferro/O Mundo do Ford (revista mensal)/Cera Karu (secca com rapidez e mata insetos)/Cigarro SONIA (Cia. Souza Cruz)/Para seu café Biscoitos Aymoré/Laurento Laurenti (especialista em medalhas esportivas)/Guaraná ou Água Tônica da Antarctica/Hotel Avenida (situado no coração do Rio de Janeiro)/


E os grandes equívocos da História Mundial se repetiam: a Educação Physica, em 1937, ainda anunciava o livro “A Allemanha Grandiosa” vendendo a imagem do ditador Adolph Hitler como “...a personalidade do chefe do Nazismo, o reconstrutor da Allemanha... De pintor a ídolo do povo allemão... Um livro de grande sensação... Tradução de vários autores, por A. Tenório D´Albuquerque)”...

A Educação Physica era "...publicada bimestralmente (mês sim mês não) pela Cia. Brasil Editora..."

--------------------------------------------------------------------
1-Capa da revista escaneada por Aps (minha coleção)
2-Foi mantida a ortografia portuguesa de 1937

--------------------------------------------------------------------

22 novembro 2008

JOHN KENNEDY (29/05/17-22/11/63)

Há 45 anos, nesta mesma data, numa sexta-feira, morria em Dallas, Texas, o jovem presidente americano, John Kennedy. Tudo o que tinha de ser divulgado sobre o inesperado acontecimento daquela tarde quente de novembro já foi feito, pelos menos oficialmente. São datas que não devem cair no esquecimento, para que saibamos sempre que neste mundo tudo é possível, e a qualquer momento.
(Imagem colhida no Google)

17 novembro 2008

O QUE ELAS ESTÃO LENDO - Agradecimento

--------------------------------------------------------------------------------
Fiquei surpreso e honrado quando Georgia, uma das coordenadoras do inteligente blog O QUE ELAS ESTÃO LENDO, me convidou para recomendar um livro de minha preferência respondendo a algumas perguntas pertinentes à obra indicada. Mensalmente o blog abre uma exceção convidando um leitor masculino. Entendi o convite mais como um gesto de homenagem e respeito para com a "velha geração de blogueiros" (em idade...) - da qual faço parte - do que pelo meu gosto literário que, aliás, prima pela simplicidade e quase obviedade. Muito obrigado a GEORGIA e a FLAVIA pela gentileza e carinho. Espero não tê-las decepcionado e aos seus leitores.
Imagem capturada no Google (Jessica)
--------------------------------------------------------------------------------

12 novembro 2008

ADOÇÃO, UM ATO DE NOBREZA!

--------------------------------------------------------------------
Quando Georgia e Dácio me convidaram para participar desta Coletiva, aceitei com uma certa reserva, pois o tema é controvertido, complexo, polêmico. E eu costumo externar o que penso mesmo sendo contrário à maioria das opiniões.

Conheço e conheci vários casos de adoção. Alguns deram certo, outros não. Prefiro falar de casos que deram certo. Um deles: eu tinha um colega de trabalho, eficiente, compenetrado, muito maduro para a idade que aparentava, mas parecia-me uma pessoa triste, apesar da boa aparência e do emprego que lhe pagava razoavelmente bem.

Certa vez, realizando um trabalho em conjunto, eu lhe perguntei por que o seu nome era tão simples, composto apenas de dois nomes próprios, um de três letras e o outro, de cinco. Ele me contou que fora adotado por uma família maravilhosa, e que nunca lhe esconderam isto, inclusive que ele, recém-nascido, tinha sido abadonado à porta da casa dessa família. Tinha adoração pelos seus pais adotivos o que, aliás era um sentimento recíproco. Apesar disso, doía-lhe a sensação de que jamais poderia abraçar alguém como sendo verdadeiramente seu pai, sua mãe, seus irmãos ou irmãs, mas que este problema estava aos poucos sendo superado.

Casos como este existem aos milhares, milhões talvez. Quem adota uma criança recém-nascida corre o mesmo risco de ter um filho legítimo, sangue de seu sangue, que no futuro poderá lhe proporcionar tanto alegria quanto tristeza. Só Deus sabe.

Você que está pensando em adotar uma criança pare e pense se já "adotou" a sua própria família, seus próprios filhos. E é tão fácil: não tem burocracia, papelada, entrevistas, testes psicotécnicos ou psiquiátricos. Não tem de apresentar comprovante de renda, de residência, de nada. Basta um pouco de atenção, um telefonema, um e-mail, uma palavra de apoio, de incentivo. Experimente então “adotar” seus avós, seus pais, seus irmãos, seus tios. Dê-lhe o ar de sua graça pelo menos uma vez ao mês. Trate seus pais com carinho, respeito, “adote-os” enquanto estão perto de você, se não fisicamente pelo menos em espírito. E seja amigo deles não lhes causando constrangimento e nem problemas.

E se pensamos em adoção com o propósito de ajudarmos a resolver o problema de crianças abandonadas na rua e nas portas de hospitais, parabéns para nós. Façamos isso. Mereceremos todos os aplausos e elogios. Mas não paremos por aí: escrevamos para nossos representantes no Congresso propondo leis que obriguem escolas de todos os níveis a ensinarem nas comunidades carentes e aos nossos jovens uma disciplina importantíssima cujo nome poderia ser “Maternidade e Paternidade com Responsabilidade”. Aí sim, nosso ato de nobreza estará mais do que completo.
--------------------------------------------------------------------
Logotipo da Blogagem Coletiva coordenada pela Georgia e Dácio.
--------------------------------------------------------------------

05 novembro 2008

VERDE QUE TE QUERO VERDE...

--------------------------------------------------------------------
Infelizmente, por motivo de viagem, não pude participar do Ecological Day do dia 2 de novembro, uma belíssima blogagem coletiva mensal promovida pela nossa querida amiga SONIA MASCARO. Sei que existem centenas de blogs que falam de ecologia, mas considero-me privilegiado por ter conhecido, e agora participar com meus modestos comentários, e principalmente aprender ainda mais no
VERDE QUE TE QUERO VERDE, blog do nosso amigo Chico Coelho
. Apenas como exemplo cito os post dos dias 18/10/2008 e 20/10/2008. Ao caro Chico Coelho, nossos parabéns pelo seu interessantíssimo e didático VERDE QUE TE VERDE VERDE. Vida longa...
--------------------------------------------------------------------
Imagem (24/10/2008) do blog citado (com autorização do autor da postagem)
--------------------------------------------------------------------