24 agosto 2008

COLETIVA - 15/09/2008

Junte-se e atenda à convocação de Luci Lacey para a blogagem coletiva de 15 de setembro próximo. A causa é muito justa. Veja aqui.

14 agosto 2008

OS MIL LITROS DE ÁGUA

----------------------------------------------------------------------------------
A nossa família morava numa casa cuja ampla cozinha era voltada para um quintal com muitas jabuticabeiras, goiabeiras, mamoeiros e mangueiras. A pia de mármore junto à janela permitia à minha mãe fazer o seu trabalho e ao mesmo tempo acompanhar o movimento na parte externa, além de se beneficiar da luz natural em boa parte do dia. Logo abaixo da janela via-se um telhado cobrindo um aposento com chuveiro e um tanque para lavagem de roupas.

Eu tinha, então, sete ou oito anos de idade, e uma de minhas “aventuras” prediletas era subir na pia e alcançar o telhado junto à janela. Ali eu passava horas recostado na parede branca da casa, lendo gibis ou livros infanto-juvenis de Monteiro Lobato. Dois ou três metros mais à frente, em nível mais baixo, um pé de manacá de flores brancas crescia junto a uma imponente caixa d’água de zinco, de formato cúbico, capacidade para mil litros.

Certo dia aconteceu um fato curioso. Era uma tarde de muito calor. Mal chegado das aulas do Grupo Escolar, almocei, e sem nada pra fazer colhi várias laranjas do nosso quintal. Fiz com elas um ótimo suco, bebi um pouco e com o restante enchi uma garrafa de cerveja Antarctica vazia. E mais: improvisei um “canudinho” com um talo seco de folha de mamoeiro. Fui até a cozinha, subi para o meu “refúgio”, e lá fiquei tranquilamente saboreando aquela bebida tão saudável, vitamina C pura... Distraía-me atirando na superfície externa da caixa, pedacinhos de pedra ou de concreto remanescentes da construção antiga. Diversão mais inocente, impossível.

Era muito divertido vê-las bater na elástica superfície de zinco, pular e cair no chão do quintal. Para surpresa minha, entretanto, o impacto de uma delas provocou uma minúscula abertura da qual saía um filete de água semelhante ao de um tubo de lança-perfume.Fiquei apavorado, pois se continuasse assim ela acabaria vazia em pelo menos três horas.

Logo veio à minha cabeça de criança uma solução que me pareceu muito simples: estancaria a água tapando a pequena abertura com uma massa de “sabão preto”. E sabão era o que não faltava, estava ali, ao meu alcance, na pia da cozinha... Preparei uma bolinha bem firme e me aproximei cuidadosamente da caixa para fazer o reparo "milagroso"... Era fácil, pensei: colocando-a no local avariado, fiz pressão com o dedo polegar da mão direita. Tinha tudo pra dar certo, mas me desesperei quando meu "dedão" mergulhou para o interior do reservatório, rompendo sua superfície de zinco.

O que até então era um minúsculo filete de líquido, transformou-se num jato igual ao de uma torneira grande, bem aberta. O cálculo agora era diferente: em menos de três minutos estaria vazia... Como é próprio das crianças supervalorizarem pequenos incidentes, eu imaginava que aquele certamente traria grande transtorno para a minha família. E isto era uma coisa que eu sempre evitava. Mesmo assim nunca falei nada pra ninguém. Fiquei calado até hoje, até produzir este post...

Mas fiquei muito feliz quando minha irmã me disse que a antiga caixa, já oxidada por dentro estava mesmo na hora de ser trocada por outra. Foi um grande alívio ouvir aquilo, mas não deixei de ficar triste pelos quase mil litros de água desperdiçados numa simples brincadeira. Prometi a mim mesmo jamais jogar pedrinhas em caixas de zinco...

Dias depois uma das faces externas da nova caixa, esta de cimento, servia de “tabela” para as nossas divertidas e bem disputadas partidas de basketball...

(Imagem Google de autor não identificado)

12 agosto 2008

TERTÚLIA VIRTUAL - DIA 15/08/08

PARTICIPE!
Esta imagem eu a "furtei" do caro amigo Ery Roberto, um dos engajados no Tertúlia Virtual. O tema do próximo dia 15 é ÁGUA. Segundo o Eduardo Lunardelli vale escrever sobre qualquer coisa que lembre água. Só não vale escrever sobre aquela água que "passarinho não bebe". E nem eu... Mãos à obra, pois.
--------------------------------------------------------------------

REVISTAS DO "MEU TEMPO" - 8

-------------------------------------------------------------------------------
O expediente da edição do Almanaque d´O TICO-TICO (1954) do post de hoje tem as seguintes informações: Preço: Cr$ 25,00 (vinte e cinco cruzeiros) / (47.º ano de publicação) / Edição e propriedade da S.A. “O MALHO” / Diretor: Antonio A. de Souza e Silva / Rua Senador Dantas 15 – 5.º andar / Telefone: 22-9675 / Rio de Janeiro. (Se relacionado ao Salário-Mínimo vigorante na época, o nosso almanaque custaria aproximadamente 5 reais nos dias de hoje)...

A primeira edição, raríssima entre colecionadores, deve ter sido publicada em 1908, já que a de 1954 é a 47.ª, tão antiga quanto “O MALHO”. Totalmente nacional, coisa rara para a época, trazia para a “petizada” e “marmanjos” textos e imagens curiosas, informativas e educativas, além de “reclames” como:
1 - Casa Mattos – amiga n. 1 dos estudantes do Brasil...
2 - O Brasil fabrica o melhor calçado do mundo e a INSINUANTE vende o melhor calçado do Brasil!...
3 - Casa do Bastos – A casa que calça a elite carioca...
4 - Sabonete Dorly – preço por preço é o melhor...
5 - Anemia? Debilidade? EMULSÃO DE SCOTT
6 - Distinguido em todas as farmácias do Brasil: Biotônico Fontoura...
7 - Milo – o alimento que tanto agrada ao paladar como nutre o organismo...
8 - Juventude Alexandre – para a beleza dos cabelos...
9 - A hora mais feliz do dia: Suco de Tomate marca Peixe...

E as seguintes "atrações":
Pag 6 - Eles foram amigos dos animais (Santo Huberto, S. Francisco Solano e São Francisco de Assis);
Pag 10 - Vamos rir um pouco que é bom;
Pag 14 – As donzelas desaparecidas (conto);
Pag 23 – A ratinha Milonguita (conto infantil);
Pag 25 – Televisão feita em casa (brinquedo);
Pag 26 – Uma festa no Céu (conto de Juracy Correa);
Pag 43 – A Prova (conto de aventuras);
Pag 46 – De que cor é a luz do sol? (curiosidades);
Pag 51 – O banhista e o florista (piada em quadrinhos coloridos);
Pag 56 – Que é a estratosfera? (ciências);
Pag 69 – A bandeira de Fernão Dias (História do Brsil);
Pag 77 – Uma anedota da vida de Machado de Assiz (sic);
Pag 82 – Página de quebra-cabeças ;
Pag 88 – Pátria (poesia de Olavo Bilac);
Pag 115 – A agulha mágica (conto)...

--------------------------------------------------------------------
Imagem escaneada do original por Aps
--------------------------------------------------------------------

05 agosto 2008

46 ANOS SEM MARILYN MONROE

----------------------------------------------------------------------------------
Marilyn Monroe nasceu em 1 de junho de 1926. Embora mais conhecida principalmente por sua beleza incomparável, foi considerada pelos "experts" uma das maiores atrizes que já passaram por Hollywood. Atuou com brilho em “Quanto mais quente melhor”, “Os desajustados”, “Niagara” e tantos outras produções de sucesso.

Seguindo a triste rotina do mundo do cinema, Marilyn morreu aos 36 anos de idade em sua casa, no dia 5 de agosto de 1962, portanto há exatos 46 anos. As circunstâncias da morte admitem até hoje diferentes versões, nenhuma delas bem esclarecidas. Oficialmente sua morte foi provocada por ingestão de uma superdose de barbitúricos, mas fatos estranhos teriam acontecido naquela noite e em dias porteriores:
1 – Um helicóptero teria sobrevoado a casa dela, e uma ambulância vista esperando fora da residência antes mesmo que fosse dado o alarme;
2 – Marilyn teria feito ligações telefônicas para a Casa Branca momentos antes de morrer;
3 – Gravações de seus telefonemas teriam desaparecido;
4 – Os documentos em poder do FBI relativos à tragédia teriam sido suprimidos;
5 – Os amigos que tentaram investigar as causas teriam sido ameaçados de morte;
7 – O relatório da autópsia simplesmente teria sumido;
8 – Marilyn teria tido casos com os irmãos Kennedy, o John e o Robert. John era cunhado do ator Peter Lawford, que levava astros e estrelas para as festas comemorativas na Casa Branca.

Como se vê, um drama policial com todos os ingredientes de certas produções "hollywoodianas", com a diferença de que nestas, os casos são solucionados, e os culpados descobertos e punidos.
----------------------------------------------------------------------------------
Imagem: foto de Eve Arnold
----------------------------------------------------------------------------------

04 agosto 2008

RIO EM DISCO

---------------------------------------------------------------
Não é propaganda, porque não precisa. Na verdade, ao produzir este post, nem pedi licença à nossa querida amiga Helô. O blog RIO EM DISCO começou de mansinho, devagarinho, foi se aperfeiçoando e hoje é um dos melhores e mais inteligentes que estão na WEB. É imagem, é som, é letra, é informação. Enfim, é ver e ouvir, gostar e recordar, se for o caso. Vida longa ao RIO EM DISCO. Parabéns, Helô.
ATUALIZAÇÃO (12/08/08)
Merecidamente o RIO EM DISCO foi muito elogiado pelo jornalista Luiz Gravatá no GLOBO Online, de hoje, 12/08/08. Veja AQUI.
-------------------------------------------------------------------
(Imagem copiada do Rio em Disco)
-------------------------------------------------------------------

03 agosto 2008

NÃO, NÃO É UMA RECEITA...

----------------------------------------------------------------------------------
O que você faz do óleo das frituras? Aquele mesmo usado na cozinha? Mesmo que seja pouco, habitualmente nós o jogamos na pia ou em outro ralo, não é? Este é um dos maiores erros que podemos cometer. E por quê? Segundo o boletim de 21/07/06 da SABESP, que não é novo, mas sempre atual, o óleo usado poderá/deverá ser colocado dentro de garrafas de plástico (refrigerantes etc) e, após seguramente fechadas, colocadas no lixo orgânico normal. É impressionante: APENAS 1 LITRO DE ÓLEO CONTAMINA CERCA DE 1 MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA, OU SEJA, O EQUIVALENTE AO CONSUMO DE UMA SÓ PESSOA NO PERÍODO DE 14 ANOS...

O Boletim da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) nos foi passado em 30/07/2008 pela leitora Cinthia Sell, a quem agradecemos.
--------------------------------------------------------------------
Imagem do site "Vaga Splash"
--------------------------------------------------------------------