25 julho 2008

26 de JULHO - DIA DA VOVÓ

Dedicamos este singelo post a todas as vovós do mundo, sejam elas blogueiras ou não. E em especial a uma jovem vovó queridíssima que se encontra hoje longe dos olhos, mas perto do coração. A todas elas o nosso carinho, amor e respeito. (Adelino)
(Imagem internet autor não identificado)

23 julho 2008

LEMBRANÇAS DE HOLLYWOOD

--------------------------------------------------------------------------------
Apreciador de cinema, desde criança eu acompanhava com muito interesse as reportagens daquela jovem correspondente que a revista O CRUZEIRO mantinha em Hollywood. Admirava as atrizes tanto quanto a autora das reportagens. E apesar de menino e de passado tanto tempo, guardei para sempre o nome dela, pela sua imensa simpatia: DULCE DAMASCENO DE BRITO. Por coincidência, ganhei ontem de minha irmã mais nova o livro LEMBRANÇAS DE HOLLYWOOD, composto por Alfredo Sternheim, contendo interessantes memórias da querida jornalista. Não sei se posso recomendar, se serei censurado ou não, mas vale a pena. Quem gosta de cinema não deve perder, por isso eis a resenha do bem elaborado LEMBRANÇAS DE HOLLYWOOD logo aí abaixo:

"Se ainda hoje Hollywood exerce um imenso fascínio sobre o ser humano, essa atração era muito maior nas décadas de 1940 e 1950. Ir para aquela região encostada em Los Angeles, Califórnia, era o sonho de muita gente. Mas a lista de brasileiros que o concretizou é pequena. Naquela época sem internet, tornava-se dispendioso para a nossa imprensa manter alguém como correspondente. Porém, Dulce Damasceno de Brito tinha esse sonho e foi atrás, tornou-o possível. Enviada pela revista O Cruzeiro a Hollywood, tornou-se amiga confidente de Carmen Miranda e passou a conhecer intimamente sua personalidade e a de muitas outras estrelas do cinema daquela época, com total circulação dentro dos estúdios e com fácil e próximo acesso às celebridades, algo que hoje se tornou uma missão impossível. A jornalista, que já tinha escrito Hollywood Nua e Crua, agora abandona o tom formal daquela publicação e vai mais fundo nas suas lembranças desse passado esplendido em Lembranças de Hollywood, da Coleção Aplauso. "
--------------------------------------------------------------------------------
Foto escaneada do livro "Lembranças de Hollywood" (Dulce e Debbie Reynolds)
--------------------------------------------------------------------------------

08 julho 2008

REVISTAS DO "MEU TEMPO" - 7

-------------------------------------------------------------------------------
A revista de hoje (23,5 x 16cm), do meu acervo, divulga a temporada oficial de 1940 do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Na verdade, trata-se apenas de um folheto grampeado ao meio, sem numeração de páginas, ao todo trinta e duas. Evidentemente que não poderia faltar o patrocínio dos anunciantes, dentre os quais destacamos os seguintes mais sugestivos:
1 - MOVADO - Elegância e precisão (Relojoeiros Suissos Meister & Co.); 2 - PÓ DE ARROZ ANTHÉA (Roger & Gallet); 3 - A MELODIA (Venda de discos Victor, Columbia, Odeon, Decca e Pathé); 4 - ASO (Na cabeça - tintura para cabelos - 20 anos menos na aparência); 5 - RHEINGANTZ (Tapetes à mão - A mais antiga fábrica da América do Sul); 6 - CHI=NAMEL (Renova, brilha, limpa nutre e conserva qualquer invernisado); 7 - Cigarros HOLLYWOOD (Nesta platéa é prohibido fumar mesmo sendo um Hollywood); 8 - SEAGRAM´S V.O. CANADIAN (Whisky 10 years old); 9 - FLAME-GLO - baton (Todo o glamour de New York para os seus lábios).E mais: fotos dos artistas Efrem Kurtz e Franz Allers (regentes), Alexandra Danilova, Irina Baronova, Nini Theilade, Marina Franca, Lubov Roudenko, Milada Miladova (bailarinas).
E ainda um reclame do Cassino da Urca, que apresentava Tito Guizar, Maestro Canaro e... Carlos Machado e Sua Orquestra.
----------------------------------------------------------------------------------
Clique sobre as imagens para ampliá-las. Vale a pena.
----------------------------------------------------------------------------------

02 julho 2008

REVISTAS DO "MEU TEMPO" - 6

----------------------------------------------------------------------------------
No dia da grande decisão da TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA entre Fluminense e LDU, nada melhor do que uma pequena homenagem ao tricolor carioca, independente do resultado de logo mais. A revista ESPORTE ILUSTRADO, número 614, publicava em sua capa de 12/01/1950 (quinta-feira), um "instantâneo" do extraordinário centro-avante das Laranjeiras, o grande artilheiro Carlyle. A revista, que custava Cr$ 2,00 (dois cruzeiros), publicava neste número mais as seguintes matérias (ipsis litteris):

1 - OS CRACKS BRASILEIROS À "COPA DO MUNDO" (referiam-se à Copa de 1950) (Considerações em tôrno dos elementos chamados para os primeiros ensaios de seleção;
2 - Gráficos de William Guimarães dos gols do jogo Fluminense 3 x 1 São Paulo e Vasco da Gama 5 x 2 Portuguesa;
3 - Fotos de Barbosa, Castilho, Tesourinha, Eli, Friaça, Danilo, Píndaro, Pinheiro, Ademir, Maneca, Orlando, Teixeirinha e tantos outros;
4- Resultados da rodada do Torneio Rio- São Paulo de 1950, com fotos dos principais jogos;
5 - E "reclames" como: INSTANTINA - corta os resfriados; Malzbier da Brahma, Benzomel (Tosse); Peitoral Pinheiro (Você está com tosse?); Almanaque EU SEI TUDO para 1950 - já está à venda...
----------------------------------------------------------------------------------
Capa da revista (escaneada por APS)
----------------------------------------------------------------------------------